Prefácio
A evolução do sistema bancário mudou a maneira como guardamos, movimentamos e gastamos o nosso dinheiro. Desde o seu surgimento, no século XIV, o sector bancário foi contribuindo para o crescimento do sistema financeiro global e facilitando o comércio internacional. O Banco Central de Moçambique, sendo o regulador dos bancos no nosso país, tem a tarefa de garantir que estes tenham um bom desempenho e permaneçam viáveis e que o sector bancário se mantenha estável.
Aquele que é hoje conhecido como Absa Bank Moçambique, é uma das mais antigas instituições financeiras do país, tendo sido fundado em 1975. Durante este período temos assistido a grandes evoluções no mercado nacional. Nos últimos anos, em particular, tem havido uma mudança significativa em direcção às práticas bancárias formais, à medida que mais pessoas vão percebendo a facilidade e a vantagem de ter o seu dinheiro num banco. O cliente bancário de hoje tem uma grande variedade de opções, tanto em termos de bancos disponíveis como quanto aos produtos e serviços oferecidos, que vão desde produtos de poupança em que poderão auferir de juros sobre depósitos até ao acesso a facilidades de crédito ou operações financeiras como pagamentos digitais.
Os avanços observados no sector financeiro têm vindo a fazer com que os produtos e serviços se estejam a tornar cada vez mais complexos, exigindo que o consumidor se torne um participante activo na relação com os bancos. Os provedores de serviços financeiros precisam de capacitar os consumidores através do fornecimento de informações. Um consumidor informado é aquele que consegue escolher e utilizar os serviços financeiros de valor para si, permitindo maior controlo e uma melhoria do seu bem-estar financeiro.
De facto, não é suficiente saber que produtos ou serviços estão disponíveis, é igualmente importante compreendêlos totalmente e adequar a relevância para as suas necessidades a cada momento do tempo, conjugando objectivos de curto e longo prazo, e melhorando a sua capacidade para poupar e investir.
Da mesma forma, é crucial que os clientes bancários compreendam os seus direitos e responsabilidades na relação com os bancos no acesso aos serviços e Produtos financeiros.
Como acontece em qualquer progresso, não devemos esquecer as nossas responsabilidades: os bancos têm um dever para com a comunidade em geral e devem ser justos nas suas negociações, enquanto que os seus clientes devem ser utilizadores responsáveis dos serviços financeiros, o que inclui garantir que o crédito recebido será reembolsado ou que farão a utilização correcta de cheques. No centro da interacção entre bancos e os seus clientes está uma relação de confiança mútua, que frequentemente constitui uma relação para toda a vida, e que precisa de ser constantemente cultivada.
Embora a informação financeira esteja cada vez mais disseminada, continua a haver uma necessidade constante de disponibilizar informação acessível mas rigorosa sobre o funcionamento do sistema financeiro. E foi a pensar nisso, que o Absa decidiu preparar este manual de referência para disponibilizar de forma massiva a toda a população.
Esperamos com este manual contribuir uma vez mais para a promoção do conhecimento básico sobre serviços bancários, e algumas curiosidades relacionadas, para deixar o leitor mais capacitado para fazer a sua gestão financeira e confiante para construir uma relação cada vez melhor com o seu banco.
Boa leitura!
Melhores cumprimentos
Equipa do Absa Bank Moçambique
O Banco
Os cartões – cartões de crédito ou de débito – estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha conta num banco. Estes são usados para levantar dinheiro facilmente na ATM em vez de fazer filas nas agências, bem como para facilitar os pagamentos nos Pontos de Venda (passando o seu cartão no caixa) ou pagamentos de comércio electrónico (pagamentos online).
A escolha de fazer pagamentos com cartão em vez de pagamentos em dinheiro está a tornar-se cada vez mais popular por ser muito mais segura do que andar com dinheiro vivo e por reduzir os custos de manusear dinheiro, bem como os riscos de fraude.
De certa forma, os cartões também são uma melhor forma de gerir o seu orçamento. Isto é possível usando os extractos electrónicos detalhados preparados a partir das compras feitas no cartão pelo mês inteiro.
Alguns bancos também oferecem alertas gratuitos através de SMS, que avisam sempre que uma compra é feita com o seu cartão. Muitos cartões também são aceites em todo o mundo, o que os torna a maneira mais conveniente e eficiente de ter acesso a dinheiro durante uma viagem.
Subscrever a oferta de canais digitais do seu Banco é uma forma prática e segura de ter acesso a diversos serviços, sem o inconveniente de ter de se deslocar a um balcão.
Hoje em dia, os bancos dispõem de uma grande variedade de canais digitais, que lhe permitem fazer praticamente tudo, a partir de um computador, telemóvel ou tablet:
transferências, pagamento de serviços, consulta de saldos, compra de crédito e Credelec e muito mais.
No caso específico do Absa Bank Moçambique, pode contar com a seguinte oferta de canais digitais:
- Absa App
- Absa Internet Banking
- Absa Móvel Como faço para subscrever os canais digitais do Absa Moçambique?
Os procedimentos a seguir, para cada um dos canais digitais, são os seguintes:
Absa App
Procure Absa Moçambique
na sua App Store, baixe a app gratuitamente, faça o registo
e faça transacções.
Absa Móvel
Digite *443#, insira o seu PIN, siga as instruções e faça transacções.
Absa Internet Banking
Faça o login ou registe-se
e faça transacções.
Cuidando do meu futuro
Os sete princípios para alcançar o bem-estar financeiro
- Comece a poupar dinheiro o mais cedo possível;
- Certifique-se de que tem um orçamento e de priorizar o planeamento financeiro e a gestão financeira;
- Comece a poupar para a sua reforma (para quando estiver muito idoso para trabalhar) o mais cedo possível;
- Procure assistência especializada de especialistas financeiros para ajudá-lo a desenvolver metas e objectivos para o seu futuro financeiro e um plano para como chegar lá;
- Decida como vai colocar o seu dinheiro de lado e fazê-lo crescer para que possa cumprir as metas que definiu para o seu future financeiro;
- Certifique-se de que aprende e que continua a aprender tudo o que puder sobre como poupar e investir dinheiro para o fazer crescer;
- Certifique-se que não gasta o seu fundo de pensão ou o dinheiro da reforma quando muda de emprego. Se algum dinheiro de investimentos lhe for pago, não mexa nele! Guarde-o ou invista imediatamente!
Está a controlar o seu dinheiro?
Avalie até que ponto está a controlar bem o seu dinheiro, respondendo às seguintes perguntas e anotando as áreas a melhorar.
- Sabe exactamente para onde o seu dinheiro está a ir?
- Identificou áreas a melhorar nas quais está a gastar demais?
- Priorizou os seus pagamentos?
- Tem uma margem para gastos diários ou semanais?
Fraude bancária é o uso de meios potencialmente ilegais para obter dinheiro, bens ou outra propriedade pertencente ou mantida por uma instituição financeira, ou para obter dinheiro de depositantes fazendo-se passar fraudulentamente por um banco ou outra instituição financeira.
Em muitas casos, a fraude bancária é um crime. Enquanto os elementos específicos de determinadas leis de fraude bancária variam dependendo das jurisdições, o termo
fraude bancária aplica-se a acções que empregam um esquema ou artifício, diferente de em um assalto a banco ou furto.
Por esta razão, a fraude bancária é, às vezes, considerada um crime de colarinho branco (crime corporativo).
Mantenha o seu dinheiro seguro – saiba mais, abaixo, sobre os diferentes tipos de fraude e o que pode fazer em relação a isso.
O que é AML e por que é importante?
O combate ao branqueamento de capitais (Anti-money laundering – AML), ou à lavagem de dinheiro, refere-se a um conjunto de leis, regulamentos e procedimentos destinados a impedir que criminosos disfarcem os fundos obtidos ilegalmente como rendimentos legítimos. Por exemplo, os regulamentos de AML exigem que os bancos e outras instituições financeiras que emitem crédito ou permitem que os Clientes abram contas bancárias sigam regras para garantir que não estejam a ajudar na ‘lavagem de dinheiro’.
O que é KYC e por que os bancos precisam de verificar a identidade do Cliente?
KYC significa Know Your Customer (Conheça o Seu Cliente). KYC ou a verificação KYC é o processo obrigatório de identificação e verificação da identidade do Cliente, processo feito ao abrir uma conta e periodicamente ao longo do tempo.
Por outras palavras, os bancos devem certificar-se de que os Clientes são genuinamente quem afirmam ser. Os bancos podem recusar-se a abrir uma conta ou a interromper uma relação comercial se o Cliente não cumprir os requisitos mínimos de KYC.
Epílogo
Todos nós reconhecemos a importância de saber gerir bem as nossas finanças pessoais e, muitas vezes, deparamo-nos com decisões importantes de investimento ou financiamento para as quais gostaríamos de estar mais bem preparados.
Uma má decisão financeira pode, sem dúvida, afectar as nossas vidas de forma séria e prolongada. É, por isso, essencial entender as questões financeiras básicas e como os bancos funcionam para que possamos tomar decisões bem informadas e que protejam o nosso futuro. Assim como a prática do futebol ou outros desportos colectivos promove o trabalho em equipa, como a música potencia a criatividade e como as artes marciais estimulam a autodisciplina e a resistência, a educação financeira, inevitavelmente, leva a hábitos financeiros saudáveis.
Todos deveríamos aprender o valor do dinheiro e da poupança desde cedo. E, se não o fez, não se preocupe!
Criámos este Manual de Educação Financeira precisamente com esse objectivo e esperamos que depois de o ter lido concorde que nunca é tarde para começar. Aliás, estamos esperançados que o irá partilhar e transmitir este conhecimento à sua família e amigos. O Absa continuará comprometido na divulgação do conhecimento e inclusão financeira, na expectativa que esta iniciativa se mostre eficaz e possa ter continuidade. Todos juntos, por um sistema financeiro moçambicano mais resiliente e inclusivo!
Empoderando o amanhã de África, juntos
…uma história de cada vez.
Melhores cumprimentos
Equipa do Absa Bank Moçambique