Banco de Moçambique distingue Absa Bank Moçambique como instituição financeira mais eficiente na submissão de dados estatísticos

O Absa Bank Moçambique foi distinguido pelo Banco de Moçambique (BdM), com um certificado de honra como a instituição financeira que se destacou pela tempestividade na submissão de dados estatísticos, referente ao ano 2021.

A distinção pelo Banco Central reconhece, igualmente, a qualidade da informação estatística apresentada pelo Absa Bank Moçambique.

A premiação foi feita recentemente, na reunião anual de divulgação de indicadores do sector externo, dirigida pela Administradora do Banco de Moçambique, Silvina Abreu.

Esta premiação enaltece também o trabalho comprometido que as áreas de Back-Office e Pagamentos Internacionais do Absa executam diariamente.

Na mesma cerimónia foram ainda distinguidos outros bancos e empresas não financeiras como, o CFM, Kenmare e Vodacom. Do sector público foram premiados o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Instituto de Supervisão de Seguros (ISSM) e o Ministério dae Economia e Finanças (MEF).

“Para nós é uma enorme honra receber esta distinção da entidade reguladora da nossa actividade e estamos, por isso, muito orgulhosos. Este reconhecimento encoraja-nos a fazer mais e melhor para o desenvolvimento do mercado financeiro nacional. A qualidade dos dados que fornecemos são o reflexo da nossa cultura organizacional e da capacidade dos nossos Colaboradores na entrega constante de um serviço de excelência”, disse Patrícia Darsam, Directora Interina da Banca Comercial e de Investimentos.

As instituições financeiras reportam ao BdM, com uma frequência diária e mensal, informação relativa às transacções realizadas entre os seus Clientes e entidades no estrangeiro, informação esta que alimenta a Balança de Pagamentos do País e, consequentemente, é preponderante na tomada de decisões ao nível do Governo. A qualidade da informação reportada, nomeadamente  a correcta classificação estatística das operações e o reporte dentro dos prazos estabelecidos pelo regulador, contribuem para a melhor tomada de decisões ao nível mais Macro, e foi nesta categoria que o Absa foi distinguido.