Newsroom
Câmara do Dubai, CCM, AMEEM e Absa Bank Moçambique organizam missão empresarial ao Dubai.

A Câmara do Dubai, em Moçambique, em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), o Absa Bank Moçambique e a Associação Muçulmana de Empresários e Empreendedores Moçambicanos (AMEEM), organizou uma  Missão Empresarial ao Dubai, que  decorreu de 2 a 4 de Maio de 2023.

O objectivo desta missão financiada pelo Absa Bank teve como objectivo  promover negócios e parcerias entre o Dubai e empresas moçambicanas. A missão incluiu a realização de um Fórum de Negócios, visitas às duas Zonas Económicas Especiais, encontros de B2B e um workshop sobre os procedimentos para expansão de negócios no Dubai.

A delegação chefiada pelo Presidente da CCM, Álvaro Massingue, esteve  composta por 40 empresas e 50 participantes, sendo que as empresas são de diversos sectores económicos, com incidência para o Sector Minério, Óleo e Gás, Tecnologia, Construção, Transporte e Logística e Agro-negócios.

Segundo Álvaro Massingue, com esta missão, pretendeu-se  promover o intercâmbio comercial entre as classes empresariais, as parcerias de negócios e investimentos, impulsionando assim o desenvolvimento económico das empresas moçambicanas.

“Com esta missão, colhemos  vários benefícios mútuos, desde as parcerias até à busca de soluções que vão tornar os mercados de ambos países sustentáveis, e, para Moçambique  buscamos a internacionalização dos nossos produtos e serviços”, disse.

O Director Executivo da Câmara de Comércio de Dubai, Abdulla Momade, afirmou  que as trocas comerciais entre o Dubai e Moçambique ultrapassaram, pela primeira vez, a marca de 1 bilhão de dólares, com um total de 1.3 bilhões de dólares em 2022, o que demonstra o papel estratégico que o país tem nas relações comerciais com Moçambique.

Por seu turno, o Administrador Delegado do Absa Bank Moçambique, Pedro Carvalho, acrescentou que para o Banco "as parcerias estratégicas são fundamentais para impulsionar a inovação e promover um ambiente de negócios mais saudável e sustentável. Juntos podemos superar desafios e aproveitar oportunidades para o benefício de todos os envolvidos. Estamos muito contentes com este passo e acreditamos que foi  uma mais-valia para o crescimento económico moçambicano”.