Gadjet
Já imaginou um painel solar que cabe... no bolso? Ele existe

A startup americana Sego Innovations acabou de anunciar o lançamento de um painel solar portátil que pode ser dobrado, tal como um origami de papel, e facilmente guardado no bolso das calças, ou na carteira, se for uma senhora. Pesando apenas 1,4 kg, o dispositivo é extremamente cómodo e prático para ser utilizado em viagens ou em situações de emergência.

A Sego foi fundada por três antigos estudantes da Universidade Brigham Young, nos EUA, que já tinham feito parte de um projecto da NASA para construir um painel solar montado num foguetão que poderia ser compactado para o lançamento e expandido até dez vezes o seu tamanho original quando chegava ao Espaço.

Os criadores decidiram inventar algo semelhante para utilização mais... terrestre, com um painel portátil que funciona como um carregador para quando se vai de viagem ou para emergências.

O novo modelo vai incluir um conjunto de células solares monocristalinas SunPower que fornece 25 watts de carga em condições ideais de sol. Os painéis são cortados com precisão em metades e quartos triangulares e, em seguida, reconectados com a placa de circuito impresso.

O painel foi projectado para ser transportado como um quadrado de 19 cm com pouco mais de 2,5 cm de espessura, desenrolando-se com um simples puxão de duas mãos num painel hexagonal fino.

A Sego usa células solares com um revestimento de polímero etileno tetrafluoretileno (ETFE), para proteger o dispositivo contra o estado do tempo e apoia-as com um substrato laminado de fibra de vidro de alta pressão para criar uma estrutura durável pronta para viagens e uso ao ar livre.

A parte traseira do painel tem módulo carregador com uma entrada USB-C para conectar directamente a um dispositivo que precisa de ser carregado ou a uma fonte de alimentação portátil para armazenamento. A empresa estima um tempo de carregamento de uma a duas horas para um smartphone e de três a quatro horas para um tablet, assumindo as condições ideais de sol.

A startup desenvolveu um protótipo, mas ainda está a terminar a versão final de produção. O preço sugerido é de 395 dólares (cerca de 24 983 meticais).