O que não pode (mesmo) perder em Agosto

A nata do atletismo vai reunir-se em Budapeste, na Hungria para competir no Campeonato Mundial. Oportunidade para assistir a uma espécie de ensaio geral dos atletas para os Jogos Olímpicos que vão realizar-se em Paris, no próximo ano.

Do desporto para os negócios, Por cá, e para algo completamente diferente, realiza-se a 58ª FACIM - Feira Internacional de Maputo, subordinada ao tema da “Diversificação da Economia Nacional no Contexto da Integração Continental”. É o maior evento comercial de dimensão internacional do país e durante uma semana, 2 500 expositores nacionais e estrangeiros e 450 empresas de 25 países vão trocar experiências e criar parcerias.

Mais para o final do mês, chega a Maputo a 1ª edição do Festival de Música e Artes “Sons da Cidade”, um festival que decorre no dia 26 de Agosto e é organizado pelo Porto de Maputo e pelos Caminhos de Ferro de Moçambique, em parceria com o Conselho Municipal da capital.

Aqui bem perto, os BRICS — grupo de cinco grandes economias emergentes, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul —  vão reunir na África do Sul para debater oportunidades da cooperação entre os cinco países e aprofundar os laços com o continente africano, parceiro estratégico cada vez mais importante para o grupo dos cinco.

A ciber-segurança, tema inultrapassável nos dias que correm, será debatida e aprofundada no encontro “Black Hat USA 2023”, que vai realizar-se em Las Vegas, EUA. Imprescindível, a todos os níveis, este evento que pode ser assistido presencialmente ou virtualmente.

Para complementar a temática, o livro “A Guerra dos Chips”, de Chris Miller dá a conhecer os meandros do mercado dos semicondutores através da fascinante história de como os minúsculos chips de silício surgiram para redefinir o mundo.

Por casa, “The Chosen One” é uma boa aposta para um bom serão no sofá, com a Netflix a propor esta série que conta a história de um rapaz com poderes semelhantes a Jesus Cristo.

Agosto é um mês cheio de desafios que merecem ser vistos e vividos.

Atletismo
Campeonato Mundial de Atletismo / Budapeste, Hungria

19 a 27 de Agosto
worldathletics.org

Vão ser nove dias de intensa competição, no novíssimo Centro Nacional de Atletismo, construído na margem leste do rio Danúbio, no lado sul da cidade, com capacidade inicial para 35 mil pessoas (depois será reduzida para 15 mil). O campeonato terá 49 provas, divididas entre masculino, feminino e misto, e contará com a participação de atletas de todo o mundo. O slogan do evento é "Testemunhe a Maravilha" (Witness The Wonder) e a mascote um pássaro chamado Youhuu. O Mundial de Atletismo é uma oportunidade para os atletas mostrarem o seu talento e preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Empreendedorismo
FACIM - Feira Internacional de Maputo / Moçambique

Centro Internacional Feiras e Exposições de Ricatla, Marraquene
28 de Agosto a 3 de Setembro
fil.pt/facim-2023

Sob o lema “Diversificação da Economia Nacional no Contexto da Integração Continental”, esta edição vai dinamizar as potencialidades do país para a produção e exportação, já que Moçambique continua a apostar na modernização e na diversificação da sua economia. A FACIM, maior evento comercial de dimensão internacional do país, é pois uma excelente oportunidade para os empresários de sectores tão variados como materiais de construção, a construção e imobiliário, materiais eléctricos e metalúrgicos, produtos agro-alimentares, restauração, novas tecnologias, têxteis, entre outros, trocarem conhecimentos, aprofundarem oportunidades de negócio e integrar os seminários sectoriais.

Na FACIM, importante ponto de encontro no relacionamento empresarial entre Portugal e Moçambique, os empresários portugueses terão oportunidade de apresentar os seus produtos, reunir com entidades e empresários locais, participar em workshops e mostras de degustação de produtos portugueses, entre outras actividades.

Cimeira dos BRICS / Joanesburgo, África do Sul

22 a 24 de Agosto
brics2023.gov.za

BRICS, sigla dada ao grupo de cinco grandes economias emergentes, composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

As expectativas para esta 15ª Cimeira são promissoras e, em simultâneo, incertas, muito por causa de adesões e do eventual lançamento de uma futura moeda a criar. Mas factualmente o evento servirá para discutir os desafios e as oportunidades da cooperação entre os cinco países emergentes, sob o lema "Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e a Paz Global". A reunião também será uma oportunidade para aprofundar os laços entre os BRICS e o continente africano, que é um parceiro estratégico para o grupo.

Tech
Black Hat 2023 / Las Vegas, EUA

Mandalay Bay Convention Center
5 a 10 de Agosto
blackhat.com

Um dos principais eventos para profissionais de cibersegurança, o Black Hat USA 2023 é o acontecimento imprescindível para quem quer aprofundar os seus conhecimentos mas também para quem quer ou está a dar os primeiros passos  neste sector cada vez mais vital. É possível escolher participar presencialmente ou virtualmente, mas nada como visitar a “sin city” e participar “in loco” numa série de workshops emocionantes, oportunidades de negócio, palestras e várias atividades. Tudo relacionado com o desafio mais importante do presente e do futuro: a cibersegurança.

Streaming
The Chosen One / Netflix

16 de Agosto

Dias depois de Lisboa receber o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude, juntando mais de um milhão de jovens católicos durante uma semana de celebração cristã, nada mais apropriado que assistir a esta série baseada na trilogia de banda desenhada, ”American Jesus”, escrita por Mark Millar.

The Chosen One conta a história de Jodie, um menino de 12 anos de Santa Rosalía, no México, que descobre que tem poderes semelhantes aos de Jesus depois de sobreviver a um estranho acidente. Jodie consegue transformar água em vinho, curar pessoas e talvez até ressuscitar os mortos. Como lidará ele com o seu destino e como vai liderar o mundo através de um conflito com milhares de anos?

Outros destaques que merecem a nossa atenção:

Dia 2: Reservation Dogs T3 (Hulu), Physical T3 (Apple TV+) e Roubo por Vingança (Netflix)
Dia 3: Heartstopper T2 (Netflix) e The Lincoln Lawyer T2B (Netflix)
Dia 4: The Lost Flowers of Alice Hart (Prime Video) e The Chi T6 (Showtime)
Dia 6: Winning Time: The Rise of the Lakers Dinasty T2 (HBO)
Dia 8: Only Murders in the Building T3 (Hulu/Disney+)
Dia 9: Strange Planet (Apple TV+)
Dia 10: Painkiller (Netflix)
Dia 11: Billions T7 (Paramount+/Showtime)
Dia 14: Solar Opposites T4 (Hulu)
Dia 17: The Upshaws T4 (Netflix)
Dia 18: Shelter (Prime Video), Cangaço Novo (Prime Video) e Mask Girl (Netflix)
Dia 20: The Winter King (MGM+)
Dia 23: Invasion T2 (Apple TV+)
Dia 24: Who Is Erin Carter? (Netflix) e Ragnarok T3 (Netflix)
Dia 29: A Murder at the End of the World (Hulu)
Dia 31: One Piece (Netflix)

Livros
A Guerra dos Chips

Autor: Chris Miller
Editora: Dom Quixote
Género: Geopolítica

A guerra dos chips é o nome dado ao conflito comercial entre os EUA e a China pelo domínio do mercado dos semicondutores. Desconhecidos por muitos, os semicondutores são o novo petróleo - o escasso recurso de que depende o mundo moderno. Hoje, o poder militar, económico e geopolítico está alicerçado nos chips dos computadores.
Virtualmente tudo - desde os mísseis aos micro-ondas, dos smartphones à bolsa de valores - funciona com semicondutores. Até muito recentemente, os Estados Unidos desenharam e produziram os chips mais avançados e mantiveram a liderança como a primeira superpotência. Hoje, os EUA estão a perder a vantagem.

Este livro conta a fascinante história de como os minúsculos chips de silício surgiram para redefinir o mundo, desde os investigadores que os inventaram e os titãs da tecnologia que construíram Silicon Valley, e os lucros que geraram, até aos oficiais do Pentágono que os usaram para revolucionar o poder militar.