IA: Absa promove serviços focados em transformação digital

Ao partir da premissa de que o presente é digital, o Absa Bank Moçambique toma a dianteira na implementação de soluções digitais para melhor se adaptar às necessidades dos seus clientes, optimizando os serviços prestados e catalisando o desenvolvimento do sector da banca.

E é nesse sentido que o banco tem operacionalizado a sua transformação digital de forma flexível, inclusiva e contínua, com recurso às novas tecnologias e Inteligência Artificial  (IA).

Na prática, o banco está a implementar o uso de Chatbots e Machine Learning, ferramentas que têm trazido mudanças significativas nos seguintes aspectos: análise preditiva, aconselhamento ao nível de investimentos e adesão a produtos financeiros estruturados. A utilização de IA permite ainda trazer benefícios significativos para a sociedade, como, maior eficiência, melhoria na tomada de decisões e criação de novos empregos em áreas como ciências de dados e desenvolvimento de IA.

O Absa Bank Moçambique tem consciência dos benefícios que o uso da IA traz ao sector bancário, mas também acautela a necessidade de uma implementação gradual, responsável  e regulamentada, permitindo que, tanto a banca, como os clientes, parceiros e colaboradores, possam tirar o melhor proveito do processo de Transformação Digital.