Absa Bank inaugura exposição cultural nas montras do Balcão Premier em Maputo
O Absa abre as montras do seu Balcão Premier em Maputo até ao dia 31 de Setembro, para acolher a primeira exposição individual do artista moçambicano Fernando Chaleque denominada “Mafalala”.
O artista escolheu o nome “Mafalala” para a sua exposição por este ser um dos bairros mais emblemáticos de Moçambique, associado à emergência da identidade moçambicana, localizado na Cidade de Maputo, no Distrito Urbano de KaMaxaquene. O nome Mafalala advém do nome de uma dança Macua, “Mfalala”, praticada por pessoas que vinham do norte para a capital colonial, a então Lourenço Marques. Originalmente a zona teria o nome de Ka Mfalala (o sítio da Mafalala) e mais tarde ficou apenas Mafalala, sendo também o bairro onde grandes nomes e líderes de várias esferas nasceram.
Fernando Chaleque recorreu, para a criação das obras, a materiais comuns do dia a dia, que pela sua natureza, acabam por ter um impacto nefasto para o meio ambiente. Nesta exposição, ele cria uma simbiose perfeita entre a arte e a história emblemática do bairro da Mafalala, com recurso a diferentes narrativas e, com uma visão lúcida e contagiante.
Com esta exposição, o Absa Bank pretende criar uma experiência enriquecedora através das artes e a diversidade cultural, expandindo o conhecimento pessoal de forma interactiva e envolvente, apoiando, também, a comunidade artística e promovendo oportunidades educacionais, reforçando, uma vez mais, o seu posicionamento de um Banco de Pessoas para Pessoas e reiterando o seu compromisso com a promoção e investimento na cultura moçambicana, bem como com a preservação do meio ambiente, através de acções de cidadania que representam a sua Africanicidade.