11 séries e filmes sobre empreendedorismo para inspirar 2023

A verdade é que muitas das maiores lições de vida, e aqui incluímos a carreira e o empreendedorismo, vêm quando estamos sentados no sofá a ver uma série ou um filme.

Ainda em tempo de férias, é tempo de se inspirar em algumas histórias de sucesso (e de fracasso também) que têm muito para nos ensinar sobre o que fazer – ou não – nos negócios.

1. The Dropout

Estrelada por Amanda Seyfried, a mini-série de oito episódios conta a história de Elizabeth Holmes e a sua startup Theranos, que dizia ser pioneira no sistema de exames de sangue que, na verdade... não funciona.

A série revela como Holmes se tornou uma das bilionárias mais jovens do mundo, com a sua empresa avaliada à época em 9 mil milhões de dólares, e que logo perdeu tudo ao ser acusada de fraude.

Streaming: Star+

2. The Paylist

A mini-série retrata a história dos empreendedores suecos Daniel Ek e Martin Lorentzon, co-fundadores da plataforma Spotify, no caminho para revolucionar a indústria da música com uma plataforma de streaming legal e que, hoje, tem quase 200 milhões de assinantes pagos.

“The Playlist” é baseada no livro “Spotify Inifrån”, dos escritores suecos Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud, que narra os primeiros passos da construção da app de música mais famosa do mundo, desde a resistência da Apple aos acordos de mercado. Os co-fundadores são vividos pelos actores suecos Edvin Endre e Christian Hillborg.

Streaming: Netflix

3. Super Pumped: A batalha pela Uber

A série foca o nascimento da plataforma Uber, um dos unicórnios mais bem-sucedidos de Silicon Valley, empresa que já chegou a anunciar uma avaliação de 17 mil milhões de dólares.

“Super Pumped” é baseada no best-seller de mesmo nome de Mike Isaac e apresenta um elenco de estrelas com Joseph Gordon-Levitt enquanto CEO da Uber, Travis Kalanick.

O enredo mostra o relacionamento de Kalanick com o investidor-anjo e mentor Bill Gurley (Kyle Chandler) e as polémicas e desafios enfrentados pelo CEO, que tinha uma tendência de colocar o sucesso acima de tudo, até mesmo do bem-estar dos seus funcionários e motoristas.

Streaming: Paramount+

4. WeCrashed

“WeCrashed” acompanha a ascensão e queda da WeWork, que cresceu de um único espaço de coworking para uma marca global avaliada em 47 mil milhões de dólares em menos de uma década.

A série conta a história de Adam e Rebekah Neumann (Jared Leto e Anne Hathaway), o casal extravagante e excêntrico por trás da criação deste unicórnio, ao lado de Miguel McKelvey (Kyle Marvin).

Streaming: Apple TV+

5. Girl Boss

A série acompanha a falida Sophia Amoruso (Britt Robertson), que vivia sem um tostão, até que resolveu começar a vender roupas velhas como vintage no e-Bay.

A ideia, que nasceu no seu apartamento em 2006, transformou o site Nasty Gal num mega-sucesso, e a sua fundadora em inspiração para outras mulheres.

Girl Boss desmitifica com humor o quotidiano das empreendedoras que começam do zero ao retratar os desafios da vida de Sophia, negociando preços de roupas usadas em lojas de terceira categoria e empurrando o carro por falta de gasolina.

Streaming: Netflix

6. Back to Space

Este documentário acompanha a ascensão da SpaceX, a empresa do bilionário Elon Musk, representando a sua ambição de retomar as viagens ao espaço.

A SpaceX é mais um negócio do controverso empresário sul-africano, que é também o CEO da Tesla e, mais recentemente, dono do Twitter, que não se livra das diversas polémicas em relação a novas directrizes da empresa e à demissão de grande parte do quadro de funcionários.

Streaming: Netflix

7. Watch Inside Bill's Brain: Decoding Bill Gates

Nesta mini-série documental podemos aproximar-nos da mente do empresário Bill Gates para descobrir quem o influenciou e quais são as metas que o fundador da Microsoft ainda quer alcançar.

Ele deixou de ser CEO da big tech em 2000, fundou a instituição filantrópica Bill & Melinda Gates, ao lado da sua agora ex-esposa, e disse que quer doar a sua fortuna até sair da lista de bilionários da Forbes.

Streaming: Netflix

8. Eike: Tudo ou nada

O filme, baseado no livro homónimo da jornalista brasileira Malu Gaspar, mostra a vida do ex-bilionário Eike Batista durante a fundação da empresa petrolífera OGX, que fez dele o sétimo homem mais rico do mundo.

Esta longa-metragem acompanha a ascensão e queda do império de Eike, que teve uma fortuna estimada pela Forbes em 30 mil milhões de dólares em 2012.

Streaming: Netflix

9. Legacy: A verdadeira história dos Lakers

Este documentário conta a história da construção de uma das mais importantes organizações de basquete mundial, os Los Angeles Lakers, e do empresário Jerry Buss.

Magnata imobiliário, ele foi pioneiro no negócio de basquete ao comprar o clube em 1970. Hoje, 40 anos depois, a franquia dos Lakers é comandada pela sua filha, Jeanie Buss, e está avaliada em mais de 5 mil milhões de dólares e já conquistou 11 anéis de campeão da NBA.

Streaming: Star+

10. A vida e a história de Madam C. J. Walker

Esta mini-série mostra detalhes da vida da empreendedora considerada a primeira self made woman do EUA. Sarah Breedlove, ou Madam Walker, trabalhava como lavadeira e, na primeira década de 1900, começou a vender produtos de cabelo específicos para mulheres afro-americanas.

Com o grande sucesso, abriu um salão de beleza, uma fábrica e tornou-se na primeira mulher milionária dos Estados Unidos.

Streaming: Netflix

11. The Founder

Lançado em 2016, é um filme biográfico dirigido por John Lee Hancock e escrito por Robert Siegel, no qual Michael Keaton encarna o empresário Ray Kroc. Não sabe quem é? Bem, ele é o responsável pela existência (ou pelo menos pelo sucesso global) da cadeia de fast food McDonald's.

Vale a pena ver e perceber como raciocina um verdadeiro empreendedor, mesmo que as suas acções mereçam uma profunda reflexão sobre o certo e errado no mundo dos negócios, e no qual o acaso tem, de facto, um papel relevante.

Streaming: Prime Video, Amazon