Gadjets
Huawei Watch Fit 2
A Huawei está, ao longo dos últimos tempos, a apontar baterias aos wearables, com os smartwatches a serem os gamechangers neste novo posicionamento. É o caso do topo de gama que se diferencia pelo aspeto premium (o GT 3 Pro) e de um outro modelo, bem mais acessível a nível de preço e pensado para os entusiastas do desporto (o Fit 2).
Recordemos, primeiro, que o primeiro relógio inteligente da linha Watch GT foi lançado em 2018 e, desde então, a gigante chinesa tem tendado, com sucesso, diga-se, conciliar design com funcionalidades ligadas à saúde nestes dispositivos.
Enquanto o GT 3 Pro (um dos modelos mais recentes) é mais um degrau nessa bem-sucedida escada, chega agora em duas versões: Titânio (a versão para homem com 46 mm), e Cerâmica mais vocacionado para as senhoras, com 43 mm, e a preços que podem oscilar entre os 450 e os 700 dólares.
Como se tornou apanágio nos wearables da Huawei, não vêm com demasiadas aplicações disponíveis, o que pode ser um factor eliminatório para alguns consumidores, no entanto, todas as necessidades básicas estão asseguradas – desporto, monitorização de sono, lanterna, música, obturador da câmara do smartphone, cronómetro, meteorologia, etc.
Já no Watch Fit 2, uma versão mais ‘em conta’, troca-se o luxo pelo desportivo. Aliás, a Huawei assume que este é um smartwatch feito a pensar nisso mesmo, num segmento mais jovem que concilia o gosto pela tecnologia e a moda e que gosta de estar atento à saúde e aos treinos.
Mantendo o traço do anterior Watch Fit, contamos com um mostrador retangular, embora este tenha crescido 18,6% – na prática, estamos perante um ecrã AMOLED de 1,74 polegadas –, que chega em diferentes versões: o Active, o Classic e o Elegant, sendo que o que muda são as cores e as braceletes (e, claro, o preço que varia em torno dos 250 dólares).
Quanto às características, é possível atender chamadas por Bluetooth no relógio e a autonomia é elevada – chega a uma semana e meia, consoante o tipo de utilização mais ou menos intensa que se faça – e o carregamento é mais rápido do que o habitual.
A experiência de utilização revela-se agradável, e quem procura concentrar-se na componente de exercício físico irá encontrar planos de treino e de corrida, a que se juntam animações de treino com som onde um treinador virtual demonstrações de exercícios (incluindo aquecimento e alongamento).
No total, há 97 modos de treino para explorar e não faltam os mais habituais: ciclismo, natação, musculação, dança, ténis ou surf, para citar apenas alguns exemplos.