O que não pode (mesmo) perder em Janeiro
Se para a passagem de ano propusemos a folia carioca do Rio de Janeiro para entrar em 2023, agora vamos, em passo de corrida ou de caminhada, até São Paulo.
É o XXV Troféu da Cidade de São Paulo, o primeiro grande evento desportivo do ano, e reúne mais de dez mil participantes na fervilhante cidade brasileira.
Bela forma de queimar as calorias acumuladas na época natalícia.
Voltando a África, na Etiópia, acontece o Festival Timkat, um dos mais importantes festivais religiosos de África e do mundo, e que é também sinónimo de atracção de milhares de fiéis cristãos e de todos os que querem experienciar a recriação do baptismo de Jesus Cristo. Adis Abeba, a capital, transforma-se num colorido vibrante, com as cores da bandeira do país, e por todo o lado as tradições ganham um esplendor místico, numa manifestação de fé que merece ser vivida quer seja, ou não, religioso.
Já no sempre agitado mundo tecnológico dos smartphones, destacamos os novos modelos desdobráveis da OPPO, que prometem agitar o mercado.
Nos ecrãs, e dez anos da estreia do videojogo “The Last Of Us” que se tornou um sucesso global, agora é a vez de se transportar para os ecrãs, transformado em série televisiva para repetir o êxito. A HBO Max estreia este enredo de acção/terror que mistura um mundo pós-apocalíptico com zombies, numa luta pela superação da humanidade. Mas há muitas outras estreias no streaming (veja a lista em baixo).
Por fim, a biografia de um dos maiores nomes do rock mundial. Bono, vocalista dos U2, escreveu as suas memórias em um livro que dá a conhecer o “Homem” nas suas várias dimensões. Imperdível para entender a magnitude dos U2, uma banda que é muito mais do que mero Rock n’Roll.
Por cá, se está na praia, aproveite, o ano começa de forma entusiasmante.
Feliz 2023!
Corrida/Caminhada
XXV Troféu Cidade de São Paulo Taunsa Group / São Paulo, Brasil
25 de Janeiro
É a primeira corrida e caminhada de rua do ano e acontece a 25 de Janeiro – data em que se comemora o aniversário da cidade – pelos arredores do Parque do Ibirapuera.
O XXV Troféu Cidade de São Paulo Taunsa Group celebra os 469 anos da cidade e contará com cerca de 10 mil participantes. A partida e chegada serão no Obelisco, um dos principais “postais” da cidade e, durante o percurso, que pode ser encarado com um espírito mais competitivo ou meramente contemplativo da cidade enquanto exercita os músculos, esta será sempre uma excelente forma de iniciar o ano e “abrir os pulmões” a uma das metrópoles mais emblemáticas da América do Sul.
No final do evento, todos os participantes receberão a medalha da prova e produtos das empresas associadas.
Website: trofeucidadedesaopaulo.com.br
Festival
Timkat / Etiópia
19 de Janeiro
Também conhecido como Festa da Epifania, Timkat celebra o baptismo de Jesus Cristo, com cerimónias especiais seguidas de festas religiosas, um pouco por todo o país. Os locais reencenam o baptismo de Cristo, nas margens do rio Jordão, num ritual que atrai milhares de fiéis e curiosos de outros países, que ali se deslocam para fazer a peregrinação. Embora existam muitos locais para ver as celebrações deste que é um dos festivais religiosos mais emblemáticos do continente Africano, a capital Adis Abeba é o local de eleição, onde as ruas são decoradas com as cores da bandeira etíope.
Crente ou não, esta é uma experiência inesquecível e, quem sabe, transformadora.
Tech/Smartphones
Find N2 e Find N2 Flip
Marca: OPPO
A OPPO tem criado soluções inovadoras para o mercado dos smartphones dobráveis. Estes novos modelos representam uma evolução e prometem mudar o mercado. Segundo a marca, a grande mudança está na dobradiça que é aplicada. Esta é ainda mais fina, garantido o smartphone dobrável com a menor espessura do mercado.
O OPPO Find N2 garante uma proposta com uma proporção que pode ser mais adaptada ao dia-a-dia sendo, por isso, mais ajustado ao consumo de conteúdos multimedia, quer seja aberto ou fechado. Estes smartphones estão já disponíveis na China e o OPPO Find N2 Flip está confirmado para o mercado internacional durante 2023.
Streaming
The Last Of Us / HBO Max
16 de Janeiro
É provavelmente uma das séries mais aguardadas para 2023, pois adapta aos televisores um dos mais amados jogos de sempre. The Last of Us é um drama de acção/terror pós-apocalíptico e decorre vinte anos depois de um fungo, chamado cordyceps, infectar a humanidade, transformando aqueles que inalam os seus esporos tóxicos em criaturas semelhantes a zombies. Joel Miller (Pedro Pascal) é contratado para escoltar a adolescente Ellie (Bella Ramsey) pela terra devastada, uma vez que alguns médicos acreditam que ela pode ser a cura para a praga.
Se há uma década o jogo era um sucesso, agora no período pós-pandemia este argumento ganha um especial impacto emocional. Imperdível.
Outros destaques que merecem a nossa atenção:
Dia 1: Kaleidoscope (Netflix), Romantic Getaway (Sky), Olhar Indiscreto (Netflix) e Happy Valley T3 (BBC)
Dia 2: Fantasy Island T2 (FOX)
Dia 4: Star Wars: The Bad Batch T2 (Disney+) e The Lying Life of Adults (Netflix)
Dia 5: Copenhagen Cowboy (Netflix), Ginny & Georgia T2 (Netflix) e A Senhora dos Mortos (Netflix)
Dia 6: BMF T2 (Starz) e The Rig (Prime Video)
Dia 8: Mayfair Witches (AMC+)
Dia 9: Koala Man (Hulu)
Dia 11: Sexify T2 (Netflix)
Dia 12: Vikings: Valhalla T2 (Netflix) e The Makanai: Cooking for the Maiko House (Netflix)
Dia 13: Sky Rojo T3 (Netflix), Servant T4 (Apple TV+) e Hunters T2 (Prime Video)
Dia 15: Godfather of Harlem T3 (Epix), Your Honor T2 (Showtime), Mayor of Kingstown T2 (Paramount+)
Dia 17: Night Court (NBC) e 9-1-1: Lone Star T4 (FOX)
Dia 19: The Company You Keep (ABC) e That ’90s Show (Netflix)
Dia 20: Shahmaran (Netflix) e Truth Be Told T3 (Apple TV+)
Dia 22: Accused (FOX)
Dia 24: American Auto T2 (NBC) e How I Met Your Father T2 (Hulu)
Dia 25: Extraordinary (Disney+)
Dia 26: Wolf Pack (Paramount+) e Poker Face (Peacock)
Dia 27: Lockwood & Co. (Netflix), La Chica de Nieve (Netflix), Shrinking (Apple TV+) e Kings of Joburg T2 (Netflix)
Dia 30: The Watchful Eye (Freeform)
Livro
“Surrender: 40 Canções, Uma História”
Autor: Bono
Género: Biografia
Editora: Objetiva
Aos 62 anos, Paul David Hewson “deitou-se no divã” e escreveu as suas memórias. Paul é Bono, vocalista dos U2, a (muito provavelmente) maior banda de rock do mundo, e o resultado tinha de ser igualmente maior. São mais de 500 páginas em que o carismático cantor irlandês detalha a sua jornada desde a juventude em Dublin até se tornar o líder dos U2.
Activista humanitário de longa data que emprestou a sua voz a uma variedade de causas, incluindo a luta contra a pobreza e a Sida, Bono mergulha nesses temas, mas também aborda o seu crescimento como um adolescente tocado pela tragédia, após a sua mãe morrer de forma repentina quando ele tinha 14 anos, e relembra a sua cirurgia ao coração em 2016.
Estes são apenas alguns exemplos de uma obra incontornável para compreender melhor uma das figuras intemporais da música e da humanidade.