Jovens do Projecto Xiquitsi visitam Sede do Absa Bank Moçambique

Apostar no desenvolvimento de competências e na carreira profissional é um dos grandes eixos estratégicos de Cidadania do Absa Bank Moçambique. É neste contexto que o Absa recebeu, no dia 20 de Maio, um grupo de jovens alunos e monitores do projecto Xiquitsi numa visita guiada à sua Sede, na cidade de Maputo.

A iniciativa visou, entre outros aspectos, despertar o interesse deste grupo de jovens pelo mundo profissional, particularmente pela Banca, dando-lhes a oportunidade de acompanhar o dia-a-dia das diferentes áreas estratégicas bem como ajudar a despertar uma consciência financeira permitindo-lhes assim tomar decisões sobre serviços financeiros e a estar cientes dos seus direitos enquanto consumidores destes serviços, evitando problemas por desconhecimento.

Esta visita reafirma o seu compromisso como Banco em apoiar na concretização da agenda 2030, dando vida a alguns dos objectivos de desenvolvimento sustentável como a educação de qualidade, trabalho decente e crescimento económico, a redução das desigualdades, entre outros.

No final da visita, o momento ficou registado com uma foto de família ao lado da Presidente do Conselho de Administração do Banco, Drª. Luísa Diogo, que aconselhou, na ocasião, os visitantes a fazerem boas escolhas, que tenham, colectivamente, um impacto positivo no futuro e a estabelecerem um compromisso com as decisões que tomam. Aconselhando que “Antes de mais é importante ter a convicção que a escolha vai influenciar o dia de amanhã, não só o nosso dia mas, o dia dos outros, depois é importante testarmos se esta escolha obriga-nos a sair da nossa zona de conforto ou não.”, Diogo enfatizou ainda dizendo “Opto na maioria das vezes pela escolha mais difícil, pois se ela for fácil, significa que possivelmente não estou a influenciar nada em especial em relação ao amanhã. Tal como vocês, quando escolheram o Xiquitsi, fizeram uma escolha difícil porque a área que escolheram é complexa, pois ela está interligada com a transformação do ser humano e com aquilo que ele tem para dar. Lembrem-se, poderão sempre usar a fórmula DAC nas vossas escolhas: Direcção, Acompanhamento e Comprometimento”

A representante do projecto Xiquitsi Henny Matos referiu que “este tipo de visitas é importante para a formação dos nossos monitores e alunos como cidadãos informados e responsáveis, pelo que congratulamos e agradecemos ao Absa pela iniciativa e confiança na Kulungwana e no projecto Xiquitsi”.

Por seu turno, Zefanias Gondo, aluno do Xiquitsi, disse que a informação transmitida pelos colaboradores do Absa é de grande valor e certamente irá contribuir para orientarmo-nos melhor na tomada de decisões sobre o nosso futuro profissional. “Foi incrível perceber que, apesar de ser uma instituição financeira, o Absa tem uma forte componente sociocultural, muito preocupada com a vida das pessoas e pudemos certificar essa postura em cada área que visitamos”, afirmou.

O Absa Bank Moçambique é parceiro do projecto Xiquitsi desde 2017, tendo, ao longo desse período apoiado diversas iniciativas de cariz artístico, cultural e social.