O que não pode (mesmo) perder em Julho

Depois da final da Liga dos Campeões de futebol masculino é a vez do Mundial Feminino dar o pontapé de saída a 20 deste mês.

A FIFA escolheu Austrália e Nova Zelândia para organizarem a maior festa do futebol mundial no feminino, que nada ficará a dever a versão masculina.

Em Portugal, mais concretamente em Cascais, vai realizar-se o Fórum Eurafrica, plataforma de acção que visa fortalecer a colaboração entre Europa e África. Chefes de Estado e membros de governos de cerca de uma dezena de países, entre eles Moçambique, investidores, gestores e académicos vão explorar oportunidades e analisar projetos concretos para aproximar os dois continentes.

Em Luanda, Angola é a vez de se realizar mais uma TEDxLuanda, este ano subordinado ao tema, “Tocando as estrelas”. A metáfora serve de mote aos 16 oradores que estão a fazer trabalhos relevantes de activação de ideias em áreas como a inovação, medicina e economia.

Para os “streamers” a Netflix estreia a segunda temporada de “The Lincoln Lawyer”, que acompanha um advogado idealista que gere a sua atividade a partir do banco traseiro do seu carro Lincoln, aberto a casos de todos os tipos na frenética cidade de Los Angeles.

Não menos frenético e cativante e o novo livro de uma das maiores sumidades da diplomacia mundial, Henry Kissinger. Em “Liderança”, o conselheiro de Nixon analisa as vidas de seis líderes extraordinários à luz das estratégias políticas distintas que ele considerava terem adotado.

Opções de sobra para um grande mês de Julho.

Futebol
Mundial Feminino 2023

Austrália e Nova Zelândia
De 20 de Julho a 20 de Agosto
fifa.com/womensworldcup

Cada vez com mais adeptos, o futebol feminino tem ganho espaço mediático. muito pela qualidade das atletas que têm demonstrado que no desporto “rei” também há espaço para “rainhas”. Um paradigma cada vez mais dissipado com a FIFA a valorizar e promover o futebol feminino através desta competição que já vai na nona edição. São 32 selecções nacionais, com África representada pela Zâmbia, Marrocos, Nigéria e África do Sul.

As seleções favoritas ao título são os EUA, actuais campeões mundiais, a Alemanha, bicampeã mundial, e a França, vice-campeã europeia. O Brasil, que conta com a craque Marta, seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, também procura o seu primeiro título mundial.

Fórum

Eurafrican 2023 / Cascais (Portugal)

18 e 19 de Julho

Chefes de Estado e membros de governos de cerca de uma dezena de países, entre eles Moçambique, investidores, gestores e académicos vão explorar oportunidades e analisar projetos concretos para aproximar Europa e África neste Fórum.Os principais tópicos em discussão vão ser a transformação digital e “verde”, as infraestruturas e transportes sustentáveis, os sistemas de saúde, a educação de qualidade, o financiamento sustentável para o crescimento e os desafios da internacionalização.

Concebido pela Diáspora Portuguesa, organização não-governamental, o Fórum terá como lema “UE-África: Oportunidades de crescimento”  conta com cerca de 500 participantes que irão promover e descobrir novas oportunidades de negócios e investimento de impacto social e criar sinergias entre os dois modelos de inovação.

Inovação
TEDxLuanda / Luanda (Angola)

15 de Julho
tedxluanda.com

A sétima edição do TEDxLuanda realizar-se-á sob o tema "Tocando as Estrelas", convidando-nos a olhar para o céu com esperança e ambição e a explorar o potencial infinito da humanidade. A metáfora serve de mote para abordar questões pós-pandemia que causaram sentimentos de desespero e afectou a saúde mental de tantos. São cerca de 16 oradores que estão a fazer trabalhos relevantes de activação de ideias, nomeadamente de Portugal, França, Nigéria, São Tomé e Príncipe e EUA, em áreas como a inovação, medicina, economia.

Streaming
The Lincoln Lawyer / Netflix

6 de Julho

A série acompanha Mickey Haller (Manuel Garcia Rulfo), um advogado idealista que gere a sua atividade a partir do banco traseiro do seu carro Lincoln, aberto a casos de todos os tipos na frenética cidade de Los Angeles. Depois de um tempo sem exercer advocacia, Mickey regressa a Los Angeles e esbarra com um mistério que o arrasta de volta ao negócio.

Baseada nos livros de Michael Connelly e adaptada por David E. Kelley (Big Little Lies, The Undoing), a série começa com a história de The Brass Verdict, o segundo volume da saga The Lincoln Lawyer. Entretanto, a nova temporada inspira-se em The Fifth Witness, o quarto volume da saga. Os livros já possuem uma adaptação ao cinema protagonizado por Matthew McConaughey.

A fechar o mês, a Mozambique CEO Summit que, a 31 de Agosto no hotel Radisson, em Maputo, promete um conjunto de debates sobre como “construir uma economia mais resiliente e sustentável” ao mais alto nível.

Outros destaques que merecem a nossa atenção:

Dia 5: De Volta aos 15 T2 (Netflix)
Dia 6: Acorda, Carlo! (Netflix)
Dia 7: The Horror of Dolores Roach (Prime Video) e Fatal Seduction (Netflix)
Dia 9: Domina T2 (MGM+)
Dia 10: Miracle Workers T4 (TBS)
Dia 12: The Afterparty T2 (Apple TV+)
Dia 13: What We Do in the Shadows T5 (FX), Full Circle (Max), Survival of the Thickest (Netflix) e Vidas em Chamas (Netflix)
Dia 14: The Summer I Turned Pretty T2 (Prime Video) e Foundation T2 (Apple TV+)
Dia 15: Kohrra (Netflix)
Dia 20: Sweet Magnolias T3 (Netflix)
Dia 21: Praise Petey (Freeform) e Negociador (Prime Video)
Dia 23: Special Ops: Lioness (Paramount+)
Dia 24: Futurama T11 (Hulu/Disney+)
Dia 25: Sintonia T4 (Netflix)
Dia 26: The Hardy Boys T3 (Hulu)
Dia 27: The Witcher T3B (Netflix) e Twisted Metal (Peacock)
Dia 28: The Tailor T2 (Netflix), Good Omens T2 (Prime Video), Heels T2 (Starz), This Fool T2 (Hulu), Un cuento perfecto (Netflix), D.P. T2 (Netflix) e Captain Fall (Netflix)
Dia 30: When Calls the Heart T10 (Hallmark Channel) e Dark Winds T2 (AMC)

Livros
Liderança - Seis estudos sobre estratégia mundial

Autor: Henry Kissinger
Género: Política
Editora: Dom Quixote

Nesta obra, Kissinger analisa as vidas de seis líderes extraordinários à luz das estratégias políticas distintas que ele considerava terem adotado.

São 560 páginas escritas por um dos maiores diplomatas de todos os tempos, Henry Kissinger, que ganhou notoriedade como conselheiro do Presidente norte-americano, Richard Nixon, entre 1968 e 1973. e chefe do Departamento de Estado (1973-1977) dos presidentes Nixon e Ford. Desenvolveu uma intensa actividade diplomática na China, no Vietname, na URSS e em África, sendo galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1973.