Kwezu - Empreender no bem-estar com a Natureza como ingrediente principal

A agência Kwezu é uma startup moçambicana que opera na organização de viagens de natureza e acampamentos dentro do país.

Surge como realização do sonho de Sérgio Falange,  alimentado no seu meio religioso —cresceu frequentando uma igreja que tinha a prática de fazer acampamentos para jovens — e que desde lá nutriu o desejo de potenciar essa experiência, tornando-a no seu ofício e partilhando-a com os outros..

Sérgio é formado em Economia e trabalha como assistente social, o que o leva, com assiduidade, a viajar pelas províncias e distritos, estando permanentemente em contacto com muitas comunidades.

E foi no decorrer dessa vivência profissional que “viu” a oportunidade de associar as experiências dos acampamentos da igreja ao trabalho com as comunidades. Com a ajuda dos amigos, juntou fundos e organizou os primeiros acampamentos em alguns distritos da província de Maputo. Assim nasceu a agência “Kwezu”, palavra changana que significa “fica nosso”. “Por ser nosso, meu, dos meus amigos e de todas as pessoas que o queiram vivenciar”, explica Sérgio.

Os acampamentos da Kwezu servem como terapia de aventura, uma espécie de regresso às origens de nós próprios, e oferecem a quem procura este tipo de experiência a oportunidade de desconectar-se das redes sociais, das preocupações quotidianas, de fugir ao stress do escritório e ao trânsito dos fins de tarde, colocando-as em contacto com a natureza, a aliada principal deste tipo de oferta. “São retiros de dois dias que, geralmente, acontecem aos fins- de- semana, aos quaisonde os participantes são aconselhados a levar apenas objectos de uso pessoal e... uma almofada.”

A experiência, em formato aventura, começa logo no local do acampamento, ondeem que os participantes experimentam o silêncio, sem energia ou internet, substituídos por noites de histórias à volta da fogueira e um ambiente de solidariedade (trabalhada pelo organizador) entre os participantes. “Os nossos acampamentos são desenhados para desligar a ficha do mundo real e virtual, e experimentar conversas interpessoais, conhecer zonas de floresta, através de trilhos e caminhadas, e outras actividades que envolvam e proporcionem um espírito de equipa ou família, tanto que na partida os participantes são, alguns, desconhecidos mas acabam, não poucas vezes, por criar laços de amizade que perduram para além do acampamento”.

Embora admita algumas dificuldades – como a aceitação do público que está mais apegado a meios urbanos e ao luxo dos hotéis em vez de acampar no mato – Sérgio encoraja-se pelo facto de as pessoas que aderem uma vez, serem assíduas nos próximos acampamentos da agência, sendo na sua maioria jovens moçambicanos que entendem a necessidade de se conectarem com a natureza e explorarem as potencialidades turísticas do seu país.

Pode encontrar mais informação sobre a oferta da Kwezu na página de Facebook da empresa https://www.facebook.com/agenciakwezu.