Drive
Lynk & Co 01
O SUV híbrido chinês que não é preciso comprar... basta subscrever

Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que está a ser lançado em vários mercados europeus pela marca sino-sueca (ou sueco-chinesa) que pertence à holding Geely Automobiles, também detentora da sueca Volvo.
Fundada em 2016, em Gotemburgo (sede, precisamente, da Volvo), a Lynk & Co assumiu-se desde logo como uma marca que aposta fortemente na conectividade, na tecnologia e num modelo de comercialização inovador, além de se dirigir a um público-alvo mais jovem que o do fabricante sueco.

O que significa o 01?

O número identifica o primeiro modelo da marca, um ‘crossover’ de cinco portas, que partilha a plataforma tecnológica CMA (Compact Modular Architecture) com o Volvo XC40, além de utilizar os mesmos motores, sistemas de segurança e arquitectura de electrificação. Apresentado em 2017 no Salão Automóvel de Shanghai, o modelo 01 entrou em produção nesse mesmo ano e recebeu um ‘facelift’ quatro anos depois, em 2021.

Com um design bem apurado e uma elevada qualidade apercebida de materiais e acabamentos, o 01 tem 4.54 m de comprimento, 1.86 m de largura, 1.69 m de altura e uma distância entre eixos (2.73 m) que indicia logo à partida espaço suficiente no interior. Cinco adultos viajam perfeitamente e ainda há 466 litros para bagagens (até um máximo de 1 213). O peso do automóvel em vazio – pode estar "vazio" de pessoas e bagagem, mas está cheio de electrónica e de ‘gadgets’ de toda a espécie e feitio – é que se ressente da generosa oferta de equipamento e atinge uns elevados 1 879 kg.

A motorização também contribui e muito para o excesso de peso, um motor relativamente pequeno (3-cilindros a gasolina com 1 477 cm3 de cilindrada), ao qual se junta o motor eléctrico para o conjunto atingir a potência combinada de 261 cavalos. Em modo 100% eléctrico, o 01 percorre 69 km (ou 81 km se apenas em trânsito de cidade), mas nunca atingirá esta quilometragem se circular à velocidade máxima de 210 km/h (nem a acelerar dos 0 aos 100 em 8 segundos). Todos estes números, no entanto, são perfeitamente aceitáveis e encontram-se ao nível do que de melhor a concorrência está a fazer. Já o carregamento completo da bateria faz-se em cinco horas, numa tomada doméstica, ideal para o deixar a carregar durante a noite e aproveitar as tarifas de eletricidade mais baixas.

Ao volante

A Must fez um mini-teste e garante que é um automóvel confortável, seguro, que dispõe de ‘punch’ suficiente para uma condução mais desportiva se for esse o desejo. A carroçaria curva praticamente "em plano", e no caso da travagem (a regenerativa e a outra) consegue parar em segurança um automóvel que, carregado e com quatro pessoas a bordo, ultrapassa largamente as duas toneladas.

No modo 100% eléctrico, o silêncio no habitáculo é absoluto, uma prova de que os materiais de isolamento e a qualidade dos acabamentos são de alto nível, o que não poderia deixar de ser – quando se quer ombrear com a concorrência premium, há que começar por ser premium. O conforto em andamento é irrepreensível e toda a ambiência interior emana calma e bem-estar.

A Lynk & Co propõe que o acesso ao seu primeiro, o SUV híbrido plug-in simplesmente denominado 01, seja através de uma subscrição mensal, que pode ser partilhada com quem se quiser, nesta marca quase sem concessões físicas.

Na Espanha, por exemplo, são pagos 500 euros mensais (32 172 meticais), IVA incluído, e o "utilizador" (não necessariamente o "proprietário") do Lynk & Co 01 pode desfrutar do produto e até fazer algum dinheiro com ele, cedendo-o a outros "utilizadores" quando não o está a utilizar. No fim de contas, está provado que o "nosso" automóvel passa 94% da sua vida útil parado, estacionado à porta de casa ou do emprego.

Fontes: Diário Económico, Geely Automobiles; Must; Jornal Negócios.