O que não pode (mesmo) perder em Maio

Paris recebe, mais uma vez, o emblemático “Roland-Garros” torneio dos torneios para os melhores tenistas do mundo e este ano, a “idade Luz” traz à ribalta nomes maiores. Alcaraz e Nadal vão digladiar-se na terra batida dos courts do Grand Slam françês. Paris e ténis; uma combinação perfeita.

Em África, a cidade marroquina de Marrakesh vai transformar-se na capital africana da tecnologia com a primeira edição do “Gitex África 2023”, evento sobre os desafios e novas tendências em tecnologia, cidades inteligentes, cibersegurança, economia de dados, mobilidade, cuidados de saúde e telecomunicações.

Alinhado e sincronizado com esta temática, Paddy Cosgrave, cofundador e presidente executivo da Web Summit, vai levar a marca e este mega evento ao Brasil, neste mês de Maio. É a primeira vez que a Web Summit acontece fora da Europa e África começa a surgir no horizonte. Cosgrave prevê realizar o mediático evento no continente africano em 2025 ou 2026.

“Mobilizar o financiamento do Sector Privado para o Clima e o Crescimento Verde em África” é o tema para a 58ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco Africano de Desenvolvimento, que vai decorrer em Sharm El Sheikh, Egipto.  Centrado nos desafios do contnentecontinente em atrair financiamento do sector privado para investimentos com baixo teor de carbono e políticas práticas de implementação dos mesmos, o evento conta com ministros das finanças ou governadores dos Bancos Centrais representando os 81 países membros.

Por cá, realiza-se a décima edição do Festival AZGO, em Maputo, que terá lugar nos dias 19, 20 e 21 de Maio, dois anos depois de uma paralisação imposta pela pandemia de Covd-19.

O show de abertura, marcado para o dia 19 de Maio, terá lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano. No dia seguinte, será a vez do Campus Principal da Universidade Eduardo Mondlane acolher o evento principal.

O encerramento vai acontecer no dia 21 de Maio, num espectáculoespetáculo gratuito e de agradecimento no campinho do bairro da Mafalala.

Por fim, se optar pelo conforto do sofá, nada melhor que mergulhar nos bastidores da Casa Branca, dos anos 60/70. “The White House Plumbers” é uma das estreias que marcam este mês de Maio, numa série que narra os acontecimentos que levaram ao caso Watergate e à histórica renúncia de Richard Nixon da presidência dos EUA, em 1974.

Ténis / Grand Slam
Roland-Garros / Paris (França)

28 de Maio a 11 de Junho
rolandgarros.com

É o regresso dos melhores tenistas do mundo, agora para gladiarem nas intermináveis batalhas que os courts de terra batida do Grand Slam francês proporcionam. Todas as atenções estão centradas nos espanhóis, Carlos Alcaraz e Rafael Nadal. O mais novo (Alcaraz) na busca do seu primeiro título do Grand Slam, em terra batida e Nadal a tentar vencer aquele que poderá ser o seu último Roland-Garros.

Mais uma vez este ano, o torneio vai ter sessões nocturnas, a partir das 21 horas, para proporcionar aos espectadores uma experiência ainda mais imersiva.

Tech
Gitex África 2023 / Marrakesh (Marrocos)

31 de Maio a 2 de Junho
gitexafrica.com

Marrakesh vai receber a primeira edição do evento de tecnologia mais abrangente do continente africano. Nesta cidade marroquina vão-se conectar gigantes da tecnologia, governos, PMEs, startups, codificadores, investidores e académicos. Tudo com o objectivo de acelerar, colaborar e explorar novos empreendimentos.

Durante três dias, esta cidade do norte de África irá viver um frenesim tecnológico nunca visto, com a “Gitex África Marrocos” a promover a presença dos principais player’s, as novas tendências em tecnologia, debates sobre sectores como cidades inteligentes, cibersegurança, economia de dados, mobilidade, cuidados de saúde e telecomunicações.

Inovação
Web Summit Rio / Riocentro, Rio de Janeiro (Brasil)

De 1 a 4 de Maio
rio.websummit.com

África já está no horizonte e nos planos de Paddy Cosgrave, cofundador e presidente executivo da Web Summit, que tem a ambição de continuar a expandir a marca. O continente africano deverá receber um evento regional dentro de três ou quatro anos, mas para já, a Web Summit ruma ao Brasil. É o primeiro evento realizado fora da Europa e promete ser a maior conferência de tecnologia do país, reunindo mais de 15 mil pessoas, 750 startups e 500 investidores.

O Rio de Janeiro foi apresentado como um centro de startups que tem vindo a ganhar “reconhecimento internacional”, contando já com 21 unicórnios, empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares. “O Brasil é um gigante adormecido há algum tempo, mas está a ganhar força e a acelerar”, garantiu Paddy Cosgrave, na conferência de imprensa de apresentação do evento, confessando-se “apaixonado” pelo Rio.

Sustentabilidade
Encontros Anuais do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento

Centro Internacional de Conferências de Sharm El Sheikh (Egipto)
De 22 a 26 de Maio
am.afdb.org

“Mobilizar o financiamento do Sector Privado para o Clima e o Crescimento Verde em África” é o tema para a 58ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco Africano de Desenvolvimento e a 49ª Reunião do Conselho de Governadores do Fundo Africano de Desenvolvimento. A cimeira pretende promover a partilha de experiências na implementação do financiamento privado a nível nacional e internacional e no aproveitamento do capital natural para colmatar a lacuna do financiamento climático, promovendo a transição para o crescimento verde em África.

Com especial enfoque nos desafios de África em atrair financiamento do setor privado para investimentos com baixo teor de carbono e políticas práticas de implementação dos mesmos, o evento conta com ministros das finanças ou governadores dos bancos centrais representando os 81 países membros. Também representantes de agências de desenvolvimento bilaterais e multilaterais, académicos e organizações não governamentais líderes, sociedade civil, e setor privado vão estar presentes nos Encontros Anuais.

Streaming
“The White House Plumbers” / HBO MAX

1 de Maio

Do vencedor de dois Emmy, David Mandel (“Veep”) estreia agora um novo drama protagonizado por Woody Harrelson e Justin Theroux. “The White House Plumbers” conta a história de como os próprios sabotadores políticos de Nixon, E. Howard Hunt (Harrelson) e G. Gordon Liddy (Theroux), destruíram acidentalmente a presidência que tentavam proteger afincadamente. A série relata os bastidores de um dos maiores escândalos de corrupção da política norte-americana, o caso Watergate, que culminou com a renuncia do presidente Richard Nixon, em 1974. À memória vem imediatamente a magistral e fascinante interpretação de Anthony Hopkins, na longa metragem de Oliver Stone, “Nixon”, de 1995, que agora vê nesta ´série uma espécie de “insight” de um dos períodos mais sombrios dos EUA. Imperdível.

Outros destaques que merecem a nossa atenção:

Dia 1: A Small Light (National Geographic)
Dia 2: The Tailor (Netflix)
Dia 4: Queen Charlotte: A Bridgerton Story (Netflix), Star Wars: Visions T2 (Disney+), The Other Two T3 (HBO Max) e Sanctuary (Netflix)
Dia 5: Silo (Apple TV+)
Dia 10: Class of ’09 (Hulu)
Dia 12: City on Fire (Apple TV+), The Great T3 (Hulu) e Black Knight (Netflix)
Dia 14: Fear the Walking Dead T8A (AMC)
Dia 17: High Desert (Apple TV+)
Dia 18: XO, Kitty (Netflix)
Dia 21: Ghosts of Beirut (Showtime)
Dia 24: American Born Chinese (Disney+), Platonic (Apple TV+) e Mayans M.C. T5 (FX)