O que não pode (mesmo) perder em Março

O terceiro mês do ano tem, como ponto alto, o arranque da temporada de Fórmula 1 e logo com um recorde histórico de 24 corridas agendadas. É no Bahrain que os motores vão “rugir” pela primeira vez este ano, num Grande Prémio que promete assinalar a data, aliando a espectacularidade do automobilismo às atuações de Craig David e do DJ Snake, nomes maiores da pop music actual.

Contrastando com as altas rotações da Fórmula 1, e se quer tirar umas mini-férias, está uma experiência mais calma, que pode ser vivida no recém-inaugurado Hotel Sextantio Ruanda, composto por cabanas tradicionalmente construídas numa ilha no Lago Kivu, um dos maiores de África, um dos locais mais intocados do continente, e onde ainda é possível contemplar a vida selvagem e a imponência da Natureza, embalado/a pelas tranquilas águas a perder de vista.

Por falar em sustentabilidade, na recente COP 27, em Sharm el-Sheikh, Egipto, o Presidente francês Emmanuel Macron e o Presidente gabonês Ali Bongo anunciaram a realização de uma Cimeira "Uma Floresta" em Libreville, Gabão, em 1-2 de Março de 2023, uma oportunidade para avançar e renovar os compromissos das Nações para a conservação e gestão sustentável das florestas, que são essenciais para enfrentar os desafios globais inter-relacionados, entre eles as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.

"A Cimeira Uma Floresta em Libreville não será apenas mais uma cimeira. Será útil para a acção, para a implementação em larga escala de certas decisões que são vitais para o futuro do nosso planeta", lê-se no site oficial do evento.

A reunião de Libreville, a 1 e 2 de Março de 2023, tem como objectivo levar a novos compromissos e iniciativas concretas relativas ao avanço do conhecimento e à promoção da cooperação científica sobre ecossistemas florestais, à promoção de cadeias de valor sustentáveis no sector florestal, ao desenvolvimento de fontes de financiamento inovadoras, nomeadamente explorando soluções baseadas no mercado para a conservação da biodiversidade.

Um outro acontecimento a não perder é a realização da Africa Energy Indaba 2023, evento de referência na área da Energia no continente Africano, que se realiza de 7 a 9 de Março em Cape Town, África do Sul.

Por cá, e a este nível, realiza-se também em Março, nos dias 26 e 27, um evento de referência na área das extractivas e da energia, a Mozambique International Mining & Energy Conference and Exhibition (MMEC), que este ano, uma vez mais, marcará presença no Centro de Conferências Joaquim Chissano, bem no centro da capital do País.

Por fim, e se preferir mesmo ficar pelo sofá sem grandes preocupações, Março será o mês do tão aguardado regresso da carismática família Roy, liderada pelo não menos carismático Logan Roy, magnata dos media. Falamos de “Succession”, agora na quarta temporada, com a trama a incidir na guerra pelo controlo do império global por parte dos quatro filhos de Logan. Uma série brilhante e viciante.

Março é, pois, sinónimo de opções imperdíveis. 

Fórmula 1
Grande Prémio do Bahrain

5 de Março

O calendário do Mundial de Fórmula 1 de 2023 já fez história. São 24 corridas, o maior número de provas alguma vez realizadas numa temporada, com a inclusão de um terceiro Grande Prémio nos Estados Unidos da América, em Las Vegas, que se soma aos de Miami e Austin (GP dos Estados Unidos). O campeonato arranca, com pompa e circunstância, no Golfo Pérsico, mais concretamente, no exótico Bahrain.

Tudo foi pensado ao pormenor para que nada seja menos do que espetacular e tudo faça jus à velocidade e rugir dos motores. 

bahraingp.com

Turismo sustentável
Hotel Sextantio Ruanda / Ruanda

É o hotel mais entusiasmante do Ruanda, composto por uma colecção de cabanas tradicionalmente construídas numa ilha no Lago Kivu, um dos maiores lagos de África. É o primeiro empreendimento fora de Itália de Daniele Kihlgren, cujos projectos são metade hotel, metade história, mantendo viva a tradição local. Uma organização sem fins lucrativos que entrega o que recebe directamente às comunidades locais. Aqui os seus hóspedes podem pescar no lago com 2.500 quilómetros quadrados, remar em canoas abertas, experimentar cerveja de banana local, observar a vida selvagem, e, claro, ver gorilas. Junto ao Parque Nacional dos Vulcões, o Dian Fossey Gorilla Fund abriu o Campus Ellen DeGeneres. O seu centro de visitantes inclui exposições, “encontros” de realidade virtual com gorilas e trilhos na natureza. Uma experiência inesquecível.

sextantiorwanda.com

Streaming

Succession T4 / HBO MAX

26 de Março

Com Logan Roy a manter a sua imponência no controlo da família e da sua riqueza, a quarta temporada promete aprofundar os conflitos internos, com Connor a falar de uma "aliança rebelde" no seio da nova geração de Roys. Como acontece com tudo o que é bom, não queremos que acabe.

Ao caso, a delícia de assistir às jogadas destes quatro filhos para suceder e tomar o trono do pai, magnata corporativo de um dos maiores grupos de media do mundo. Está cá tudo, os maneirismos, as frases feitas, as aparências, o cinismo, a opulência, a futilidade, a indiferença, a bajulação. Mas, acima de tudo, a total dependência do dinheiro e imunidade que dá a esta família para actuar intocável na psicótica demanda de conservar o poder.

Outros destaques do streaming a merecer atenção:

Dia 1: The Mandalorian T3 (Disney+) e True Lies (CBS)
Dia 2: Sex/Life T2 (Netflix) e Que Grande Embrulhada! T2 (Netflix)
Dia 3: Daisy Jones & the Six (Prime Video) e Nacho (Lionsgate+)
Dia 6: Perry Mason T2 (HBO) e Rain Dogs (BBC)
Dia 9: You T4B (Netflix) e School Spirits (Paramount+)
Dia 10: Unprisoned (Hulu) e The Glory T2 (Netflix)
Dia 15: Ted Lasso T3 (Apple TV+)
Dia 16: Shadow and Bone T2 (Netflix)
Dia 17: Dom T2 (Prime Video), Extrapolations (Apple TV+), Hasta el cielo: la serie (Netflix) e Swarm (Prime Video)
Dia 19: Lucky Hank (AMC)
Dia 22: El Reino T2 (Netflix) e Digman! (Comedy Central)
Dia 23: The Night Agent (Netflix)
Dia 24: Yellowjackets T2 (Showtime) e Up Here (Hulu)
Dia 26: Rabbit Hole (Paramount+) e Great Expectations (Hulu)
Dia 30: Unstable (Netflix)
Dia 31: Copycat Killer (Netflix)