Gadjets
Evie, um anel digital que ajuda as mulheres a monitorizarem os ciclos sem terem de fazer contas

Muitas mulheres vêm-se a fazer contas para saberem em que fase do ciclo menstrual se encontram e se estão, ou não, a ovular. Esta contagem é importante tanto para quem procura engravidar, como para que todas as que procuram evitar que isso aconteça.

Para responder a essa questão que está presente na vida de milhões de mulheres de todo o mundo, surgiu um novo gadget que pretende facilitar este processo e que, para mais, funciona como uma peça de joalharia, aliando assim a utilidade, o design e a tecnologia, claro.

Chama-se Evie, e é um anel inteligente desenvolvido pela Movano, empresa norte-americana de soluções de saúde que garante que este acessório vai “entender melhor o que poderá estar por trás do que as mulheres estão a sentir” em determinado momento.

O anel tem um design futurista e quer ir além dos recursos que já podem ser encontrados em vários outros wearables, caso dos smartwatches. O objectivo é que o anel possa ajudar as mulheres a rastrearem a variabilidade da temperatura da pele, da menstruação, da ovulação e dos sintomas menstruais.

Para muitas mulheres, os piores dias do mês são aqueles onde ocorre a chamada tensão pré-menstrual (TPM). Nesse período, o humor parece uma montanha-russa, mas com a informação recolhida pelo anel será também possível controlar melhor estas oscilações e garantir o equilíbrio hormonal, perceber os dias mais férteis e preparar o corpo para uma gravidez saudável ou, por outro lado, evitar a gravidez de forma completamente natural.

O Evie também permite monitorizar actividades físicas que incluem medições de etapas, minutos activos, calorias queimadas, estágios e duração do sono e humor.

O anel é feito de alumínio polido e conta com três acabamentos: prateado, dourado e dourado rosado.