Memories Gastro Bar
Um lugar para saborear novas memórias

Certamente que, muitos dos que passam, diariamente, pela Praça do Destacamento Feminino, bem no centro de Maputo, não se terão dado conta de um dos mais recentes espaços gastronómicos da capital. A novidade dá pelo de Memories Gastro Bar.

A primeira surpresa que o cliente poderá experimentar quando ali vai pela primeira vez é a dimensão quase majestática do espaço, uma realidade aumentada por um dos principais temperos de uma refeição ao ar livre, uma vista larga sobre o recorte da Baía de Maputo.

Parte da zona exterior é abraçada por uma portentosa árvore que, ao contrário do que seria de esperar de um espaço tão vasto, acaba por o tornar acolhedor devido à presença de tão distinto elemento natural.

Poder-se-ia suspeitar de algum incómodo provocado pelo ‘pesado’ tráfego circundante, mas surpreendentemente este passa quase desapercebido. O mérito é do espaço, que consome e parte dos sentidos, direccionados pela música ambiente, não sendo excessivamente alta, que elimina os restantes vestígios da azáfama da rodovia ali mesmo ao lado.

Mas há mais surpresas, e ainda nem chegámos ao prato principal. O atendimento é competente, com o cuidado de facilitar a experiência do cliente. Entrando na gastronomia, a ementa é diversificada e pouco comum na oferta existente em Maputo, no que respeita às opções disponíveis. Depois, o número de pratos colocados à disposição não é excessivo o que não permite a mínima dispersão, garantindo, também, consistência.

A elegância da decoração e os pequenos pormenores são elementos que também surpreendem pelo seu requinte e bom gosto, ficamos com a sensação de que este novo espaço foi pensado sem deixar nada ao acaso.

A carta de vinhos, essencialmente sul-africanos monocasta faz inveja a qualquer restaurante de renome e no Memories não deixa também de surpreender. Esqueça o comum vinho da casa que encontra em qualquer restaurante, aqui é lhe facultada a opção de beber à taça algumas das 25 referências de vinhos disponíveis na carta.

De entre as várias opções de entradas, uma boa escolha é o ceviche de peixe. Para quem aprecia o exercício da degustação pode encontrar os paladares subtis que tornam esta entrada tão distinta, no aroma fresco do funcho e no crocante do caviar entrelaçados, medida certa.

Relativamente aos pratos principais pode optar entre dez escolhas possíveis de carne e peixe, numa ementa em que pontificam as opções com base mediterrânica, mas onde os mariscos marcam lugar em vários dos pratos. Optámos pelo “Surf and Turf”, prato composto por uma suculenta lagosta previamente retirada da casca acompanhada de um naco de fillet grelhado no ponto e igualmente suculento e por um prato de borrego com puré de maçã. Foi o degustar de um rodízio de sabores e apontamentos apaladados que nos fazem querer voltar para experimentar as restantes opções da ementa.

Se pretende ficar a conhecer esta dica que lhe aqui lhe deixamos, principalmente se for fim-de-semana, aconselhamos a reservar mesa com antecedência, pois o que experienciámos é certamente um bom augúrio para uma grande afluência ao espaço.

Com ambiente selecto e distinto, o Memories é isto mesmo, um espaço para ficar nade quem visita e deixa a imensa vontade de regressar para apreciar o que mais há de bom da vida: excelente vista, boa comida e a companhia de amigos e família.

Memories Gastrobar
Av. Kenneth Kaunda, 45 • Maputo