Luxury Recycle
Um jovem moçambicano a ganhar lugar nas passarelas Africanas
Hélio Manjate ou Luxury Recycle como é reconhecido, é um fashion stylist de 29 anos de idade que tem ganho destaque no mundo da moda, dentro e, especialmente, fora do país, com as suas criações.
Começa a entrar, a sério, na moda em 2014 e, mesmo sem qualquer formação nesta arte, deixa-se conduzir por um “talento nato” que o fez ir primeiro, para ir aprendendo com o tempo. Apresenta-se como um “artista versátil e que gosta de desafios”, faz alta costura, pronto-a-vestir e streetwear, de acordo com o que pede cada projecto.
O nome Luxury Recycle provavelmente sugira uma marca de reciclagem, o estilista inclusive usa diversos materiais, desde os sintéticos aos mais orgânicos (sustentáveis), mas não é dessa narrativa que vem o nome. Conta-nos que o nome da marca vem de uma brincadeira de amigos, que lhe diziam que tudo em que tocava ‘virava ouro’, ou seja, “as nossas criações tornavam as pessoas em ícones de estilo. Mais tarde comecei também, de facto, a olhar e usar nas criações esse conceito de reciclagem”.
Luxury Recycle já participou em alguns concursos internacionais de grande magnitude, como o Odartey Fashion & Style Awards em 2021, o Gana Style & Fashion Awards 2022, em que foi vencedor e, muito recentemente, em Dezembro de 2022 venceu também a categoria de “Fashion Stylist Of The Year” do maior concurso de Fashion & Style do continente, o Abryanz Style And Fashion Awards que teve lugar em Kampala/Uganda.
O estilista revela-se orgulhoso das experiências que teve nestes eventos, acima de tudo, por ter estado “a competir com grandes artistas Africanos”, conta. “Através do meu talento consegui representar o meu País da melhor maneira possível. Sinto que este é o início de uma jornada brilhante para a cultura moçambicana”.
As menções alcançadas no exterior foram cruciais para a carreira do jovem estilista porque, para além de o terem colocado no radar dos jovens criadores moçambicanos mais seguidos no exterior (ainda recentemente a BBC Africa fez uma peça sobre si), valeram-lhe também novos clientes, especialmente no exterior, e mais marcas que o procuram para trabalhar com ele.
O segredo do sucesso? Luxury explica que para chegar até aqui passou por um longo processo, com vários altos e baixos, porque embora “o mundo da moda pareça ser um mundo só de glamour, a verdade é que requer muita disciplina e trabalho”.