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Peugeot revela veículo com mais 500 kg de ‘materiais verdes’

A marca francesa deu conta de que o Peugeot 3008 eléctrico, recentemente lançado, é um dos seus modelos mais amigos do ambiente, uma vez que é construído com mais de meia tonelada (500 kg) de materiais ‘verdes’ (metais + polímeros).

O aço e o alumínio verdes representam 60% do peso total destes compostos e mais de 30 peças de polímeros foram produzidas com materiais ecológicos.

Nos para-choques, spoilers, caixas de arrumação e tapetes é também utilizado plástico reciclado. Quanto à abordagem de design sustentável, esta é ilustrada pela redução do número de inserções decorativas na carroçaria, tal como pela eliminação de todos os elementos cromados no exterior.

Apresentado primeiramente na versão eléctrica E-3008, o crossover é o primeiro modelo de produção em série da Stellantis baseado na plataforma STLA Medium. Será proposto nas versões Allure e GT, com três opções de propulsão eléctrica.

A primeira tem um conjunto de baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 400 volts e 73 quilowatts-hora, além de um motor eléctrico montado na frente com 210 cavalos de potência e 34,9 kgfm de binário. Os números oficiais indicam uma autonomia de 525 quilómetros. O segundo acrescenta outro motor eléctrico na traseira, aumentando a potência para 320 cv. A autonomia é a mesma, 525 km.

Finalmente, há uma versão de longo alcance com uma bateria mais potente, de 98 kWh, e um motor eléctrico dianteiro de 230 cv. Neste caso, a autonomia é de 700 quilómetros, mas não existe a opção de motor duplo. Estão disponíveis vários modos de condução, incluindo o modo 4WD na variante de motor duplo, que distribui a potência pelas quatro rodas quando a superfície da estrada é escorregadia.

O E-3008 2024 tem a porta de carregamento localizada na asa traseira esquerda e permite aos utilizadores recarregar a bateria através de CA ou CC. Para o carregamento AC, o carregador integrado de série pode aceitar até 11 kW de uma fonte trifásica, com uma unidade trifásica opcional de 22 kW. Em corrente contínua, o modelo pode aceitar até 160 kW de um suporte compatível, permitindo que a bateria seja recarregada de 20% a 80% em 30 minutos.

O 3008 2024 beneficia ainda da funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), que permite aos utilizadores exportar energia da bateria de alta tensão através da ficha de carregamento para electrodomésticos ou outras utilizações até 3 kW e 16 amperes (A).

No interior, o destaque é o painel de instrumentos futurista denominado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Adoptado pela primeira vez no novo 3008, o conceito apresenta um ecrã de alta resolução de 21 polegadas montado no alto do painel de instrumentos. Suavemente curvado em direcção ao condutor, o novo ecrã é complementado pelos chamados i-Toggles. Na prática, são dez botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor se adaptarem às necessidades do condutor e do passageiro da frente.

Outra novidade é a retirada da tradicional alavanca de velocidades, que foi substituída por botões "PRND" posicionados à direita do botão de arranque. A mudança resultou em mais espaço na consola e aumentou a superfície da base de carregamento sem fios para smartphones. As saídas de ar tornaram-se mais estreitas e conferem ao habitáculo um toque mais sofisticado.

No total, o 3008 2024 mede 4,54 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,64 metros de altura. A bagageira tem capacidade para 470 litros na versão com tracção integral e 520 litros na versão com tracção dianteira. Toda a produção será concentrada na fábrica Stellantis em Sochaux, França.