PME
Alguns passos essenciais para o Gestor de uma MPME

Liderar uma Micro, Pequena ou Média empresa (MPME) é um processo em constante evolução, feito, como sabemos, de particularidades, intenso trabalho, aprendizagem contínua e muita perseverança. E esse caminho deve ser feito de forma cuidadosa mas confiante, para evitar equívocos e potencializar as oportunidades. Até porque, como sabemos, em Moçambique, a maioria das MPME que surgem no mercado acabam por não sobreviver aos primeiros dois anos da sua actividade.  

Para prolongar o tempo de vida da sua empresa e poder crescer com ela até atingir a maturidade no mercado, listamos a seguir alguns passos essenciais para qualquer Gestor deste tipo de empresa.

1. Investir na educação financeira

A literacia financeira é fundamental para melhorar o tipo de gestão que imprime no seu negócio, pois vai permitir priorizar uma visão mais eficiente das suas variáveis, e dos investimentos necessários para fazer crescer a sua empresa, mantendo o cumprimento das obrigações para com credores ou accionistas.

Para isso, é fundamental querer conhecer mais, procurar informação e informar-se junto do seu banco. A este nível, não deixa de ser importante começar a familiarizar-se com as terminologias mais técnicas como capital de giro, lucro, facturação, receita, custos e despesas ou demonstração de resultados.

2. Formalização do seu negócio

Em Moçambique, o mercado informal ainda é predominante na actividade económica o que, como se sabe, acaba por originar um distanciamento em relação aos vários mecanismos formais de apoio aos pequenos e médios negócios, como o acesso ao crédito bancário até aos programas de apoio ao empreendedorismo, citando apenas alguns exemplos.

A formalização de um qualquer negócio acrescenta legitimidade à sua actividade, ou seja, conquista espaço no mercado, reduzindo, desta forma, riscos legais e alavancando as oportunidades de crescimento para si, e para as suas equipas.

3. Potenciar a relação com o cliente

A gestão de qualquer MPME deve, como em qualquer outro negócio, ter bem ciente que o cliente está em primeiro lugar e no centro de tudo. Porque é o comportamento do consumidor que molda, ou deveria fazê-lo, as estratégias de venda e tudo o que daí advém.

Se há uma missão que deve assumir, é esta.  Até como forma de atingir o sucesso, porque, acredite, se há uma receita para lá chegar, ela nunca deixa de passar por criar um vínculo sólido e de confiança, uma memória e um feeling para quem procura a sua empresa. Daí vem a fidelização e a estabilização do seu mapa mensal de receitas.

4. Um bom líder de boas equipas

A boa comunicação é essencial para qualquer relação. Especialmente se for um/uma líder que a deve saber usar para optimizar o workflow e minimizar mal-entendidos e, logo, reduzir perdas de tempo. Seja comunicativo, aberto ao diálogo e procure saber mais sobre a sua actividade, lendo, mas, acima de tudo, ouvindo a sua equipa. Os equívocos são maus para si, para os seus colaboradores e, em última análise, para a sua facturação.

Neste momento, pós-pandemia, torna-se ainda mais importante investir também em acções de motivação que vão gerar melhores resultados e criar um fluxo de trabalho rentável e produtivo.

5. Aprender a delegar, eis a questão

Este é um daqueles pontos em que muitos gestores de MPME têm dificuldades. Porque têm um papel central no seu negócio, muitas vezes criados por si mesmos e, por isso, com o seu crescimento e amadurecimento, continuam presos a esse papel de ‘faz-tudo’.

Isto é um erro! Nas MPME, como em qualquer empresa de grande dimensão, as funções devem estar bem definidas. E o bom líder é aquele que investe no potencial da equipa, escuta os profissionais, é capaz de fazer gestão de crises e sabe delegar tarefas de uma forma eficaz. Controlar um negócio é ter uma visão panorâmica e não cair no micro management. Verá que, com esta mudança de perspectiva, os resultados far-se-ão reflectir no seu balanço.

6. Sem medos, a tecnologia é sua amiga

Ela pode ser uma óptima aliada na gestão de micro, pequenas e médias empresas. E o mercado, especialmente no pós-COVID-19, já conta com inúmeras soluções (a um preço competitivo) para facilitar o controlo de processos e a evolução das performances de áreas como a financeira ou comercial. É só uma questão de arriscar na inovação.