Absa Bank Moçambique promove programa de capacitação para jovens
O Absa Bank Moçambique iniciou em Julho uma campanha acerca do programa pan-africano de Capacitação de Jovens para o mercado de trabalho - Ready to Work, com o objectivo de dotá-los de ferramentas estratégicas para a transição da vida académica para o mundo profissional, promovendo, igualmente, o desenvolvimento de competências interpessoais, habilidades em comunicação, aptidões financeiras, empresariais e profissionais, fundamentais para iniciarem a sua carreira. O programa é totalmente gratuíto, dedicado a todos os jovens moçambicanos, dos 16 aos 35 anos de idade, finalistas do ensino secundário, técnico ou universitário, com data de início marcada para o dia 12 de Agosto, alusivo ao Dia Internacional da Juventude.
Por ocasião do lançamento da campanha, a Directora de Serviço ao Cliente do Absa Bank Moçambique, Tânia Oliveira, afirmou "com o lançamento da 6ª edição do programa Ready to Work, procuramos reforçar o nosso compromisso na capacitação de jovens contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável do País. O programa é prático e apostámos numa estratégia integrada de módulos, onde os participantes irão poder ter a oportunidade de aprender as várias etapas da jornada na entrada no mundo do trabalho, desde criação de um curriculum vitae, preparação para uma entrevista de trabalho até às competências distintivas que são, nos dias de hoje, factores chaves de sucesso. Para este ano, vamos seguir com modelo digital, com vista a abranger jovens a nível nacional e além fronteiras."
Por seu turno, Pedro Mendes, Director da Flow Group, empresa parceira do Absa nesta iniciativa referiu que “é extremamente gratificante ter Clientes, como o Absa, que partilham um dos nossos maiores desígnios – contribuir para o desenvolvimento de jovens na sua caminhada pessoal e profissional. O Ready to Work tornou-se desde 2016 um programa de referência, com uma proposta de valor clara e única para os jovens que passam por esta experiência. Para nós, Flowgroup, é mais que um projecto, é um propósito.”
O Absa Bank Moçambique subscreve e apoia a todas as formas de exaltação e promoção do potencial juvenil por acreditar que estes são, o futuro da nação. Em 2016, no modelo presencial, descontinuado pela eclosão da Covid-19, abrangeu cerca de 9800 jovens. Por seu turno, na edição de 2020, com base no questionário de medição de impacto, dos 1045 inquiridos, o Absa constatou que pelo menos 72 pessoas iniciaram o seu próprio negócio e 684 procuram por oportunidades. Em termos percentuais, do total dos inquiridos, 27,6% conseguiram trabalho e 6,9% tornaram-se empreendedores.