Sem Igual
Mais do que vestir roupa, ser a roupa!

A Sem Igual é uma marca moçambicana de roupas e existe oficialmente desde 2018. Criada pelo jovem Leonardo Américo Cumbe, de apenas 22 anos de idade, Léo Cumbiz, como é comumente tratado, é finalista do curso de estatística e descobriu a sua veia empreendedora, como tantos outros, por algo simples: fazer o que gostava. “Comecei a pintar camisetas em casa, era só um hobbie, algo que me dava prazer e quando dei por mim já começou a ser uma fonte de renda porque as pessoas procuravam-me para fazer isso com suas roupas. Achei que estava a fazer qualquer coisa bem feita, se assim era, portanto, continuei”.

Na fase inicial, Léo comprava camisetas e camisolas já feitas e personalizava-as com imagens ou desenhos feitos por si, mas actualmente, já vende produtos 100% fabricadas pela sua própria marca.

“Chamei à marca ‘Sem Igual’ para personalizar e diferenciar as peças, até porque não quero que isto seja apenas mais uma marca de roupa, há uma mensagem e um sentimento que se pretende transmitir a partir dela: vivemos numa sociedade padronizada, onde o diferente por vezes é mal visto e as pessoas diferentes sentem-se desconfortáveis por isso mesmo. A Sem Igual tem o intuito, gosto de pensar dessa forma, de elevar a auto-estima porque uma simples estampa, a mensagem que ela carrega, pode simbolizar o orgulho de ser quem somos. Ninguém é cópia de alguém, e todos somos seres sem igual”, conta.

O caminho até aqui não foi fácil. E continua sem o ser, o que acontece com qualquer jovem que quer ver triunfar o seu negócio. A precariedade da indústria têxtil local que o obriga a ter que recorrer ao estrangeiro (China) para a produção das peças é, o maior de todos os seus obstáculos. No entanto, não calibra as suas ambições pelo grau das dificuldades e vê, no futuro, com bons olhos a internacionalização da marca.

Sem loja física e com seis trabalhadores, o investimento é direccionado para a publicidade e distribuição digital, e é feito através do reinvestimento dos lucros obtidos por via das vendas que até têm crescido no mercado nacional, amplificadas pelas escolhas de algumas figuras de destaque na indústria cultural que têm aderido à marca.

Os produtos da Sem Igual são requisitados sob encomenda através das plataformas digitais da empresa (Instagram, Facebook e Whatsap) e os preços variam de 700 a 2500 Meticais.