O que não pode (mesmo) perder em Setembro

SSetembro é o mês ideal para observar as baleias bem de perto e contemplar os seres vivos mais misteriosos e imponentes dos oceanos em Cliff Path, África do Sul, local perfeito para uma experiência inesquecível.

Igualmente inesquecível é a carreia da tenista, Serena Williams que jogou (foi eliminada nos primeiros dias da prova) o seu último Grand Slam. Falamos do US Open, o mais espetacular torneio de Ténis do mundo (para os apreciadores do piso rápido, claro), que decorre até 11 de Setembro em Nova Iorque, EUA. Com Djokovic ausente por negar a vacina contra a COVID-19 e a lesão de Nadal, este último Grand Slam do ano poderá revelar surpresas e novos talentos.

Garantidamente surpreendente e marcante será o regresso do “Senhor dos Anéis”, agora em formato de série, num projecto milionário que promete agitar os fãs do universo de J. R. R. Tolkien. São cinco temporadas para conhecer a prequela da trilogia que marcou a história do cinema. A acção destes “Anéis do Poder” decorre na Segunda Era da Terra Média, ou seja, 3400 anos antes dos acontecimentos que o mundo viu no cinema. E agora é a vez do streaming, mais concretamente da Amazon Prime Vídeo, rivalizar com a Netflix em audiências.

Na tecnologia, o lançamento do novo Iphone 14 é sempre um acontecimento e Setembro será marcante, pois a Apple não costuma decepcionar.

Na literatura chega às livrarias uma obra fascinante de Virginia Woolf. São “48 Ensaios” que a escritora dedicou a outros escritores como Jane Austen, Defoe, Henry James, Conrad, Walt Whitman, Montaigne, Tolstói, Dostoievski, entre outros.

Motivos de sobra para um grande mês de Setembro.

Ténis
US Open – EUA (até 11 de Setembro)

É o último Grand Slam do ano e o mais espetacular, não fosse jogado em Nova Iorque, EUA. São os dias e as noites longas com as maiores estrelas do ténis, a fazer chiar as solas das sapatilhas nos courts rápidos e abrasivos de Flushing Meadows.

Apesar de iniciar a 29 de Agosto, é a partir de Setembro (até dia 11) que a acção se torna imperdível. Ainda para mais com a incerteza sobre a participação de Novak Djokovic no torneio, que continua a rejeitar a vacina contra a COVID-19, estando assim impedido de entrar no território norte-americano. Já Rafael Nadal tenta recuperar da lesão no abdómen e conquistar o seu 23o título do Grand Slam, naquela que será a última oportunidade para ver Serena Williams em acção num grande torneio. 

Website: usopen.org

Observação de baleias
Conhecer as rainhas dos oceanos - África do Sul (durante Setembro)

A observação de baleias apresenta um conjunto de preocupações ecológicas. Uma maneira de contornar a “pegada ecológica” é visitar Hermanus, na África do Sul, um dos melhores pontos de observação de baleias do planeta. Com uma enorme variedade de locais costeiros, as baleias podem ser observadas - surpreendentemente de perto - sem perturbações. 

Cliff Path de 12 km é salpicado de pontos de observação, como Dreunkrans e Roman Rock. Setembro é, pois, o mês perfeito para a contemplação. Razões de sobra para visitar este local sul-africano. Claro que, se não quiser ir tão longe, pode passar pela Ponta do Ouro ou, mais a norte, pelo Tofo, e ter uma experiência de vida, e ver estes grandes cetáceos bem de perto. 

Preço: Grátis
Local: Cliff Path, Hermanus, 7200, África do Sul
Website:Hermanus.co.za

Tech
Lançamento do novo IPhone 14

Há uma nova geração de telemóveis iOS a caminho com os Apple iPhone 14 a chegar em Setembro. São quatro modelos à escolha, sem versão "mini" e ecrãs de maior dimensão, além de comunicações por satélite e mais melhorias notórias.

Os modelos de iPhone 14 terão ecrãs de 6,1 polegadas (D27) e 6,7 polegadas (D28), respectivamente. Para os modelos de topo - iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max - a Apple deverá empregar um novo SoC, possivelmente o A16 Bionic, caso se mantenha o esquema de nomes.

Streaming
The Lord of the Rings: The Rings of Power
Prime Video - 2 de Setembro

É o regresso da saga de “O Senhor dos Anéis”, em formato de série, num projecto milionário, levando-nos numa viagem imersiva pela Terra Média. “Anéis do Poder” contará com cinco temporadas de dez episódios cada, num total de 50 horas de conteúdo.

E são mesmo precisas várias horas para detalhar a acção desta saga que decorre mais de 3400 anos antes dos acontecimentos de “O Senhor dos Anéis”, naquela que na mitologia do escritor J. R. R. Tolkien é conhecida como a Segunda Era.

A produção vai unir todas as histórias principais da Segunda Era da Terra Média: a criação dos anéis, a ascensão de Sauron, o conto épico de Númenor e a última aliança entre elfos e humanos. Simplesmente imperdível para os fãs do género.

Género: Acção/Fantasia

Aqui ficam outros destaques que merecem a nossa atenção em Setembro:

Dia 1: Pantheon (AMC+) e Detox (Netflix)
Dia 2: Devil in Ohio (Netflix) E Tú no eres especial (Netflix)
Dia 7:Tell Me Lies (Hulu)
Dia 9: Narco-Saints (Netflix)
Dia 11: Monarch (FOX), American Gigolo (Showtime)
Dia 12: War of the Worlds T3 (Epix)
Dia 14: The Handmaid’s Tale T5 (Hulu) e Heartbreak High (Netflix)
Dia 16:Santo (Netflix) e The Brave Ones (Netflix)
Dia 23: Un Asunto Privado (Prime Video), Las últimas de la fila (Netflix)
Dia 25: The Simpsons T34 (FOX), The Great North T3 (FOX), Family Guy T21 (FOX)
Dia 27: Reasonable Doubt (Hulu/Disney+)
Dia 28: Star Wars: The Bad Batch T2 (Disney+) e The Mighty Ducks: Game Changers T2 (Disney+)
Dia 29: The Empress (Netflix)
Dia 30: Entergalactic (Netflix)

Livros
“48 Ensaios” de Virginia Woolf

Uma obra fascinante que reúne 48 ensaios sobre escritores como Jane Austen, Defoe, Henry James, Christina Rossetti, Conrad, Sterne, Thomas Hardy, Walt Whitman, Montaigne, e dos russos que eram os seus favoritos, como Tolstói, Dostoievski e Turgenev.

Virginia Woolf escreve ainda sobre a personagem ficcional, o romance gótico, histórias de fantasmas, o tempo passado em bibliotecas, a arte da biografia e a situação de estar doente.

Assuntos como o cinema e as mulheres escritoras são também abordados, assim como o declínio da escrita ensaística, a crítica ou o modo como se deve ler um livro. Nos últimos ensaios, pairam já as sombras da II Guerra Mundial, como em “Pensamentos de Paz num Ataque Aéreo” (1942). “Estes são ensaios aristocráticos… espirituosos, maravilhosamente sofisticados e amadurecidos”, escreve Rumer Godden, do New York Herald Tribune Book Review.

Tradução: Ana Maria Chaves, Catarina F. Almeida
Disponível em Setembro
Editora: Relógio d’Água