Sorra Organics
Empreendedorismo à ‘flor da pele’

Sadia Abdala, de 28 anos de idade e formada em Engenharia Civil, é uma empreendedora moldada pelas circunstâncias. Como em tantos outros casos, tinha um problema e não encontrava, de forma simples, a solução. Sofria de uma acne severa e manchas escuras na pele, o que, inevitavelmente, afectava a sua estética e auto-confiança. Procurando ajuda médica para solucionar o problema, enfrentava uma dura realidade: as consultas dermatológicas são dispendiosas e os remédios, mais ainda, sendo difícil de encontrar nas farmácias, cenário que só piorou durante o confinamento, aquando da pandemia da COVID-19.

Em vez de cruzar os braços e esperar, esta jovem empreendedora começou a investigar formas de resolver o seu problema sem incorrer em gastos que lhe eram insustentáveis. E foi assim que, pela Internet, começou a descobrir uma série de receitas simples, caseiras e orgânicasque pudessem ajudar. Depois, fez uma formação em produtos orgânicos porque, muito do que se encontra na net, como sabemos, também pode levar ao engano. O essencial, no entanto, estava lá, curiosidade e engenho.

Depois, a constatação de que muitos dos ingredientes necessários eram relativamente acessíveis e existem, em abundância, no mercado. Começou a pôr em prática as suas ideias. Começou na cozinha de casa, combinando óleos de coco e de rícino, com alguns sais adquiridos em farmácias.

Fez alguns sabonetes e experimentou nela mesma. Constatando os resultados positivos, partilhou os produtos com a irmã que também sofria de acne, e com amigos e outras pessoas próximas que também reportavam bons resultados e, por isso, lhe iam sugerindo que encontrasse uma forma de rentabilizar o produto.

Depois de algumas viagens feitas a Gaza e Inhambane, identificou fornecedores de óleo de coco, principal ingrediente para a produção da sua receita de sabonetes orgânicos e, assim, nasceu a marca Sorra Organics, uma linha de cosméticos para a pele e o cabelo produzidos de forma artesanal e 100% orgânicos.

Os sabonetes de coco da Sorra limpam profundamente o couro cabeludo e a pele sem, no entanto, remover a gordura boa da qual esse órgão precisa para se manter saudável. Enquanto os produtos químicos queimam também a gordura boa e obrigam ao uso de outros produtos para repor o que se limpou.

Mais do que apenas um negócio, a jovem empreendedora vê nos seus produtos “uma forma de contribuir para a saúde e bem-estar das pessoas, sobretudo das mulheres porque boa parte delas enfrenta problemas de pele na adolescência que, por vezes, se prolongam até à fase juvenil.”

A pequena empresa ainda não tem trabalhadores fixos, e Sadia conta apenas com a ajuda da irmã que tem sido a sua principal colaboradora, ajudando no preparo das receitas e na distribuição, assim como na comunicação da empresa. Mas, nem por isso, deixa de vislumbrar o futuro com optimismo. “Queremos expandir, há uma oferta cada vez maior deste tipo de produto orgânico, feito com produtos locais, produzido em Moçambique e que são completamente bio e sustentáveis. O futuro é por aqui, expandir a oferta, criar novas receitas e fazer crescer a marca”, diz.

A Sorra Organics tem presença digital no Facebook (https://www.facebook.com/sorra.organigs/) e no Instagram (https://www.instagram.com/sorra.organics/).