DRIVE
SUV EX30: O Volvo Mais Sustentável e Pequeno de Sempre

Apresentado no dia 7 de Junho, o SUV EX30 da Volvo e o modelo "mais pequeno" da actual gama, com uma redução da pegada de carbono, 25% mais baixa quando comparada aos outros eléctricos da marca sueca.

Gerindo as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200 mil quilómetros de condução para menos de 30 toneladas. Trata-se de uma redução de 25% em comparação com os outros dois modelos 100% eléctricos, o Volvo C40 e o Volvo XC40.

Produzir um automóvel mais pequeno traduz-se, logo à partida, em menos quantidade de matérias-primas utilizadas, especialmente de alumínio e aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 relacionadas com a produção.

Por outro lado, a fabricante sueca utilizou também mais material reciclado na produção do EX30. Cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção do automóvel é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço usado, o que permitiu reduzir ainda mais o impacto ambiental deste modelo.

Também no interior, a sustentabilidade é uma prioridade evidente ao utilizar a optimização como princípio orientador. Os designers da Volvo conseguiram combinar múltiplas funções no interior do EX30 numa só componente.

Depois há ainda todo o material reciclado utilizado. Cerca de 17% de todos os plásticos do automóvel, desde os componentes interiores aos para-choques exteriores, são reciclados.

Importa salientar que nunca um automóvel da Volvo teve uma percentagem tão elevada de materiais reciclados de acordo com informações do fabricante que, assinala, com este veículo eléctrico, “procura atrair clientes mais jovens mas com preocupações de segurança, familiaridade e sustentabilidade”.