Xiquitsi ‘fechou’ o ano com a 3ª Temporada de Música Clássica de 2022 com o apoio do Absa Bank

A  Temporada de Música Clássica, organizada pelo Projecto Xiquitsi, da Associação Kulungwana, chegou ao fim, com a realização de dois espectáculos de encerramento do ano, nos dias 09 e 10 de Dezembro, na Igreja Santo António da Polana e no Cine Teatro Scala, em Maputo, respectivamente.

Foram duas noites poderosas durante as quais se destacou a variedade de sonoridades, um elemento sempre presente e inspirador na programação da Orquestra Xiquitsi. Nesta edição, a habilidade cultural do grupo levou a que ao ritmo da música se unissem os princípios da Africanicidade. 

Na primeira noite, os convidados assistiram ao concerto da orquestra denominado “Noite de Família", dirigido por Estêvão Chissano. Na segunda noite, o “Concerto de Encerramento do Ano Lectivo”  contou com a presença de convidados especiais, tais como: Wazimbo, Aniano Tamele e Marlene Preta Negra que actuaram como solistas, com a direcção orquestral de Kika Materula, fechando assim com chave de ouro a temporada de música. 

O Absa tem vindo a apoiar há vários anos o Projecto Xiquitsi devido à promoção da inclusão, à redução das desigualdades sociais e à geração de múltiplas oportunidades através da música clássica. Segundo Tânia Oliveira, Directora de Marketing e Relações Corporativas, “para nós, é um orgulho podermos testemunhar a evolução destes jovens talentos nacionais. São iniciativas como esta que impactam positivamente a vida dos jovens e nas quais vemos incorporados os nossos valores, que nos movem e nos fazem querer ir cada vez mais longe na promoção da educação, arte e cultura nacional.”

Fica mais uma vez o compromisso do Absa Bank Moçambique em promover boas práticas de Cidadania nas comunidades em que opera, envolvendo os seus Clientes, parceiros e Colaboradores.

O Projecto Xiquitsi é uma Orquestra Clássica que confere formação em instrumentos musicais de corda, sopro, repercussão e voz, procurando promover a inserção social e a possibilidade de mudança na vida de crianças e adolescentes que, através da prática colectiva de música, adquirem ferramentas essenciais para o desenvolvimento pleno das suas capacidades.