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Segurança online do Absa
A Internet Banking do Absa é construída utilizando tecnologias de ponta que proporcionam um elevado grau de segurança. A infra-estrutura de segurança é composta por um firewall, sistemas de detecção de intrusão (IDS), ferramentas de monitoramento de vírus e muito mais. Os requisitos de segurança foram implementados e auditados por uma empresa de consultoria internacional, utilizando normas e práticas internacionalmente aceites.
A Internet banking usa certificado digital de 128 bits para criptografia da sessão Secure Sockets Layer (SSL). O SSL é o padrão da indústria para comunicação encriptada e garante que a interacção dos clientes com o banco através da internet seja segura.
Além das soluções tecnológicas, a segurança também é incorporada ao processo de login. A Internet banking impõe o uso de uma senha mínima de 8 caracteres, incluindo alfanumérico mais especial. Também usamos perguntas e respostas secretas para proteger os seus dados bancários na Internet.
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Encriptação de dados
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Código de segurança
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Senhas únicas (OTP)
Ao criar um novo beneficiário, transferências únicas ou outros tipos de transacções sensíveis, uma senha única especial (OTP) será enviada para o seu telemóvel. Deve digitar a mesma no campo indicado para verificação. Estes códigos só podem ser usados uma vez e diminuem drasticamente o risco de serem defraudados.
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Encerramento de sessão cronometrado
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3 Falhas de palavra-passe que resultam no bloqueio de suspensão da conta
Utilize estas 5 melhores dicas de segurança para o ajudar a manter o seu dinheiro seguro e esteja pronto para agir caso suspeite de quaisquer actividades fraudulentas:
- Suspeite se o processo para realizar uma transacção diferir do processo normal.
- Caso ache que seu perfil bancário possa ter sido comprometido, contacte-nos imediatamente.
- O Absa nunca lhe irá enviar um e-mail com um link ou anexo que o irá direccionar para o que parece uma página de início de sessão.
- Crie senhas complicadas que não sejam fáceis de decifrar e altere-as com frequência.
- O Absa liga periodicamente para os clientes. Caso receba uma chamada supostamente do Absa tentando ajudá-lo na prevenção de uma ‘crise’, a solicitar suas “chaves do cofre”, isso deve levantar imediatamente suspeitas. Desligue o telefone e informe imediatamente ao banco.
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Teclados virtuais ou dinâmicos
Teclados virtuais ou dinâmicos são projectados para reduzir o risco de programas que se baixam para o computador e criam um log de teclas que pode ser usado para obter acesso às suas contas. Teclados virtuais são um componente importante para garantir a sua experiência bancária online.
- Evite utilizar computadores partilhados ao aceder ao Absa Internet Banking.
- Evite fazer login no Absa Internet Banking ou usar senhas críticas em cafés cibernéticos, bibliotecas e outros sites públicos para evitar o risco de informações serem copiadas e reentradas depois de sair.
- Mude sua senha periodicamente.
- Contacte o Centro de Contacto Absa através do número +258 21 344 400 imediatamente se suspeitar que a sua palavra-passe bancária online foi comprometida.
- Utilize uma palavra-passe no seu computador para impedir que pessoas não autorizadas acedam às suas informações.
- Desactive a função "Preenchimento automático" do seu navegador.
- Lembre-se sempre de encerrar sessão na banca online e fechar o navegador quando tiver terminado.
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Fraude na Internet e e-mail
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Fraude por phishing
Alguns criminosos farão de tudo para roubar o seu dinheiro, mas quanto mais vigilante estiver, menor será a probabilidade de ser vítima de fraudes de phishing na internet ou por e-mail.
Os Defraudadores muitas vezes enviam e-mails alegando ser da Absa (ou de outras organizações respeitáveis), isso é comummente conhecido como phishing. A maioria desses e-mails parecem muito autênticos, pois podem usar o logotipo e as cores corporativas da Absa para convencê-lo de que o e-mail é legítimo.Muitas vezes, o conteúdo do e-mail faz referência à suspensão da sua conta e a única forma de parar esta suspensão é clicar no link fornecido e actualizar os seus dados pessoais. Embora este link não se ligue ao site real Absa, estes sites são geralmente projectados para se parecerem exactamente com o nosso site, e torna-se difícil diferenciar entre este site e o site real. Deve assegurar-se sempre, portanto, sempre garantir que o site a que tenha acedido seja o site genuíno do Absa.
Ataques de phishing atrasados: Em alguns casos, os fraudadores podem obter suas credenciais de acesso muito antes de qualquer tentativa de defraudar sua conta. É muito importante alterar regularmente as suas informações de início de sessão bancária, tal como o PIN e palavra-passe, para evitar ataques de phishing atrasados.
Passos para evitar ser vítima de ataques de phishing: Embora tenhamos uma série de medidas de segurança em vigor para protegê-lo, a sua consciência é fundamental para evitar ser vítima de ataques de phishing, por isso tenha em mente o seguinte ao receber um e-mail alegando ser da Absa :
- Nunca responda a esses e-mails e não clique em nenhum link
- Nunca forneça os seus dados pessoais, como os detalhes do seu PIN ou da sua conta, por e-mail ou em quaisquer links dentro desses e-mails. Já temos informações como o seu número de identificação, número de telemóvel e endereço de e-mail e nunca as solicitaremos por e-mail.
- Nunca navegue para o nosso site usando um link de um e-mail– digite sempre o endereço (.).
- Apague imediatamente os e-mails de spam . Mesmo um pedido para remover o seu endereço de e-mail da lista de discussão confirmará aos fraudadores que a sua conta de e-mail está activa e poderá aumentar a sua exposição para mais ataques.
- Nunca abra um anexo de e-mail, a menos que saiba quem enviou a mensagem.
- Utilize os navegadores mais recentes que vêm com filtros que o alertam quando visita um Web site que contém Web site potencialmente inseguro.
- O Absa nunca lhe enviará uma carta ou e-mail solicitando que preencha os seus dados pessoais clicando num link num e-mail
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Acesso Recusado
Desactivaremos automaticamente o seu acesso a serviços bancários na Internet se forem feitas três tentativas incorrectas de iniciar sessão utilizando os seus dados. Isto é para impedir que os defraudadores façam repetidas tentativas de iniciar sessão nas suas contas.
Siga estas dicas simples para desfrutar de uma experiência de internet banking segura! Evite utilizar computadores partilhados ao aceder ao Absa Internet Banking:
- Evite fazer login no Absa Internet Banking ou usar senhas críticas em cibercafés, bibliotecas e outros sites públicos para evitar o risco de informações serem copiadas e reentradas depois de sair.
- Mude sua senha periodicamente.
- Contacte o Centro de Contacto Absa através do número +258 21 344 400 imediatamente se suspeitar que a sua palavra-passe bancária online foi comprometida.
- Utilize uma senha no seu computador para impedir que pessoas não autorizadas acedam às suas informações.
- Desactive a função "Preenchimento automático" do seu navegador.
- Lembre-se sempre de encerrar sessão na banca online e fechar o navegador quando tiver terminado.
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Medidas para melhorar a segurança em linha
É importante que esteja ciente de algumas medidas que pode tomar para o tornar mais seguro online, tais como:
- Mantenha sempre as suas informações de acesso pessoal seguras e altere regularmente O SEU PIN e palavras-passe.
- Nunca abra um link ou um anexo dentro de um e-mail alegando ser do Absa, pois isso pode vincular a um site fraudulento ou baixar um vírus ou software de registro de chaves que comprometerá sua segurança.
- Esteja ciente de que fraudes de phishing também foram recebidas através de sistemas de mensagens instantâneas, como o Google Talk ou Skype; bem como através de sites de redes sociais, como o Facebook. Em caso de dúvida sobre a autenticidade de um link ou de uma reivindicação, simplesmente não clique nele.
- Instale software de segurança de boa qualidade e certifique-se de ter actualizado para a versão mais recente do seu navegador. A maioria dos navegadores mais recentes tem a capacidade inerente de detectar sites fraudulentos.
- Não financie ou faça compras online ao usar um terminal público, como os encontrados em cibercafés, hotéis, cafés ou laboratórios estudantis. O software de registo de chaves pode estar presente no computador e enviará todas as suas informações pessoais ao fraudador, que poderá então utilizar essas informações para limpar a sua conta.
- Antes de depositar online, certifique-se de que você está realmente dentro do site de internet banking seguro. Depois de visitar o nosso site e clicar no link de internet banking, você será redireccionado para um servidor bancário disponível. Uma vez lá, verifique o endereço do navegador. Deve começar com ‘https://’ (não ‘http://’). Verifique também se o navegador possui um ícone de fechadura e/ou chave – que deve estar na parte superior ou inferior da tela.
- Ao sair do computador, sempre encerre a sessão atual fechando a janela do navegador e nunca deixe o computador desacompanhado durante uma sessão de internet banking.
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Troca de SIM
Um defraudador é capaz de realizar uma troca de SIM ilegítima com o seu provedor de serviços de telemóvel, por exemplo, carregando uma cópia falsa do seu documento de identidade. O defraudador agora tem pleno uso da sua conta de telemóvel e receberá mensagens destinadas a si. Eles também receberão as notificações bancárias confidenciais e SMSs de aprovação que o banco envia aos clientes. Se eles já o enganaram para lhes fornecer os seus dados pessoais e de conta, podem transferir dinheiro da sua conta sem que você saiba.
Deverá:
- Proteger as suas informações pessoais, bancárias e de conta de telemóvel – também quando estiver online.
- Investigar imediatamente quando notar que não está a receber chamadas e mensagens.
- Manter o telefone ligado – caso contrário, não notará quando o seu cartão SIM foi trocado.
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Telemóvel
Com a conveniência da banca de telemóveis (banca móvel) vem a responsabilidade de garantir a segurança da sua conta:
- Não guarde a sua palavra-passe ou coloque um pin em texto claro no seu dispositivo móvel.
- Instale um software antivírus no seu dispositivo móvel e verifique (scan) o seu dispositivo regularmente.
- Tenha em mente que um dispositivo 'desbloqueado' enfraquece a segurança do seu dispositivo móvel. O Absa App não funcionará num dispositivo desbloqueado.
- Active o ecrã de bloqueio no telemóvel. Uma palavra-passe ou pin é sempre mais seguro do que outras opções de ecrã de bloqueio.
- Desligue as suas ligações Wi-Fi ou de dados, quando não estiverem a ser utilizadas.
- Use a versão mais recente do software.
- Seja tão vigilante no seu smartphone ou tablet como seria no seu computador.
- Não deixe o seu tablet ou dispositivo móvel sem vigilância enquanto tiver o seu perfil bancário aberto.
- Se o seu tablet ou telemóvel for roubado, lembre-se de o desvincular do acesso ao seu dispositivo (isto pode ser feito no Banca no seu perfil).
- Tenha cuidado ao usar wifi público ou hotspots para fazer o seu serviço bancário.
- Lembre-se sempre de encerrar sessão assim que tiver terminado o serviço bancário.
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App
Certifique-se de depositar com segurança no seu dispositivo móvel. Todos utilizamos aplicações em movimento —e com a nossa aplicação, tornou-se muito mais fácil realizar o seu trabalho bancário nesses momentos intermédios.
Tenha em mente estas dicas úteis de segurança ao utilizar uma aplicação:
- Leia os termos da aplicação e certifique-se de que compreende os riscos.
- Verifique as permissões que a aplicação está a solicitar.
- Baixe apenas aplicativos das lojas Apple App, Google Play, Windows App ou Blackberry World autênticas.
Se duvidar da legitimidade da aplicação bancária, contacte o banco através do número +258 21 344 400.
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Cartões de crédito e débito
Não lhe pediremos para confirmar o seguinte por telefone:
- Data de expiração do cartão de crédito
- Número de 3 dígitos no verso do cartão
- Código de segurança/número OTP
- Seu PIN (você só será obrigado a usar o SEU PIN ou número OTP ao efectuar uma transacção)
Ao entrarmos em contacto consigo, teremos o número do seu cartão e só terá de confirmar alguns dígitos.
Se receber um código de segurança/OTP e não estiver a efectuar transacções, contacte a nossa Linha de Fraudes de Apoio ao Cliente.
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Cheque
Esteja especialmente atento quando se trata de depósitos de cheques suspeitos na sua conta e tome nota do seguinte:
- Reporte cheques perdidos, roubados ou perdidos imediatamente.
- Contacte o Serviço de Apoio ao Cliente Absa através do número +258 21 344 400 assim que suspeitar de actividade fraudulenta na sua conta.
- Ao preencher um cheque, nunca deixe espaço à frente do nome do beneficiário ou do montante em algarismos. Desenhe uma linha através de todos os espaços não utilizados.
- Guarda o talão de cheques num lugar seguro.
- Não assine cheques em branco.
- Reconcilie os seus extractos bancários regularmente.
- Para garantir que um cheque é pago na conta do beneficiário pretendido, o cheque deve ser marcado com a menção "Não transferível" entre duas linhas transversais no topo do cheque.
- Mantenha sempre o seu talão de cheques separado dos seus cartões de crédito, cartões ATM ou qualquer documento que ostente a sua assinatura.
- Se tiver de enviar um cheque, coloque-o num envelope escuro ou não transparente sem agrafos/clipes de papel.
- Outros métodos de pagamento são seguros e convenientes e podem economizar em encargos bancários. Estes incluem serviços bancários via Internet, serviços bancários móveis, serviços bancários telefónicos, pagamentos em ATM, ordens de débito e pagamentos com datas futuras.
- Se você vender alguma coisa, nunca libere as mercadorias até que o pagamento seja liberado para a sua conta.
- Nunca aceite um comprovativo de depósito bancário enviado por fax como prova de pagamento. Os detalhes podem ser facilmente alterados para reflectir um valor mais alto ou para indicar que o depósito foi feito em dinheiro.
Ao receber cheques, esteja ciente do seguinte:
- Não deve haver variação na caligrafia
- A mesma caneta deve ser usada para completar todo o cheque
- Não deve haver alterações visíveis
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Negócio
Foi-lhe solicitado que alterasse os dados bancários de um cliente ou fornecedor? Isto pode ser uma tentativa de defraudá-lo.
O scam de mudança de dados da conta bancária, quando os clientes recebem solicitações, pretendendo ser de clientes genuínos ou fornecedores, pedindo-lhes para alterar os dados bancários utilizados para pagamentos electrónicos.
Esses autores vão ao ponto de desviar a correspondência do negócio visado para verificar a notificação a um deles, que validará a instrução. Certifique-se sempre de que é com o seu fornecedor que está a comunicar.
Caso acredite ser é vítima deste tipo de fraude, denuncie-o imediatamente ao seu gestor de clientes. Utilize o centro de atendimento ao cliente Absa (+258 21 344 400) ou visite a delegacia de polícia mais próxima.
Algumas recomendações para reduzir os riscos:
- A factura falsa e a carta de apresentação podem ser impressas numa cópia digitalizada do papel timbrado da empresa e o logotipo pode parecer um pouco desfocado
- E-mails de confirmação falsos podem ser enviados de endereços de e-mail quase idênticos, ou endereços que diferem do genuíno por talvez uma letra que pode ser facilmente confundida ou passar despercebida
- Confirme sempre qualquer pedido de alteração de dados bancários com o seu contacto habitual
- Instrua o pessoal responsável pelo pagamento das facturas para verificar se há irregularidades nas facturas e encaminhar as suspeitas para um contacto conhecido
- Considere a criação de pontos de contacto únicos designados com empresas para as quais efectua pagamentos regulares
- Destrua as suas facturas de negócios e fornecedores ou qualquer material de comunicação que possa conter papel timbrado
- Não publique os detalhes da sua conta bancária na internet, pois são informações privadas da empresa que podem ser usadas de forma fraudulenta
- Considere analisar as solicitações anteriores para alterar os detalhes da conta para confirmar que as mesmas eram genuínas
- Para evitar que os seus clientes ajam de acordo com uma instrução que pareça ser sua, alerte-os para este tipo de fraude
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Viajar
Minimize o risco de roubo ao viajar internacionalmente:
Quando viajar internacionalmente, precisará de dinheiro para fazer compras. Para minimizar o risco do seu dinheiro ser roubado, deve distribuir o risco entre o Cash Passport, dinheiro e cartão de crédito (caso tenha).
Tenha sempre em mente as seguintes dicas de segurança ao viajar internacionalmente:
- Leve todo o dinheiro ou cartões de crédito o mais próximo possível do seu corpo. As opções populares incluem um cinto de viagem ou uma bolsa de pescoço.
- Esteja ciente de esquemas fraudulentos em que as pessoas lhe pedem dinheiro ou assistência para ver onde guarda a sua carteira ou bolsa.
- Mantenha a maior parte do seu dinheiro, juntamente com documentos vitais, como o seu passaporte e visto, no seu cofre hotel, quando for em passeios locais.
- Dinheiro, Cash Passport, cartões de crédito:
Um Cash Passport é a opção perfeita para dispositivos POS e levantamentos de dinheiro no exterior. Ele é pré-carregado com um montante a sua escolha (que pode ser adicionada em qualquer fase), e é aceite em todo o mundo em lojas e caixas electrónicos que exibem o sinal Visa Electron. O dinheiro é ideal para compras imediatas (como bebidas e alimentos nos aeroportos de partida e chegada), pois os cartões de crédito nem sempre são aceites e são preferidos para transacções maiores.
Mantenha-se em contacto com o Absa enquanto viaja:
Para se manter em contacto com o Absa e para manter um olho nas suas contas em casa e fazer transacções quando necessário, aconselhamos que se registe na banca móvel.
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Porte de dinheiro
Indivíduos:
- Transportar o mínimo de dinheiro possível.
- Pague as suas contas electronicamente.
- Utilize a banca móvel.
- Faça uso de transferências de internet ou caixas electrónicos.
Empresas
- Alterne os dias e horários em que deposita dinheiro.
- Nunca torne públicas as suas visitas ao banco.
- Não exiba abertamente o seu dinheiro na fila do banco.
- Evite transportar sacos de dinheiro ou exibir abertamente livros de recibos de depósitos.
- Visite diferentes agências para garantir que o seu padrão bancário não é reconhecível.
- Considere um serviço de gestão de caixa.
- Não pague salários em vista do público.
- Não use um veículo da marca da empresa para ir ao banco.
- Use uma alternativa electrónica para pagar salários.
Clubes de poupança:
- Não faça depósitos em dinheiro em dias de alto risco.
- Deixe que alguém o acompanhe quando for efectuar o depósito.
- Permitia que os membros depositem fundos directamente na conta.
- Organizar o pagamento electrónico para as contas dos membros.
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Transacções on-line
Existem alguns factores de segurança que precisam ser considerados ao usar seu cartão de crédito para fazer compras on-line:
- Apenas faça compras com o seu cartão de crédito em sites confiáveis que são verificados como sites seguros (procure a imagem de bloqueio na barra de ferramentas).
- Na página da web onde insere o seu cartão de crédito ou outras informações pessoais, procure por um 's' depois de 'http://' no endereço da web dessa página — deve ler-se: ‘https://’. A criptografia é uma medida de segurança que baralha os seus dados à medida que são inseridos.
- Certifique-se de que o site é autêntico e seguro, verificando o que dizem os outros compradores. Alguns sites, como epinions.com e bizrate.com, têm avaliações de clientes, o que pode ajudá-lo a determinar a legitimidade de uma empresa.
- Não envie e-mails que contenham informações pessoais, como o número do seu cartão e a data de validade/expiração.
- Use software antivírus de boa qualidade.
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ATM
Quando fizer as suas transacções bancárias em qualquer ATM do Absa, certifique-se sempre de permanecer alerta e vigilante para que não se torne vítima de fraude ou crime.
Dicas de segurança na ATM:
- Escolha um PIN que seja difícil de adivinhar.
- Memorize o seu PIN e não o tenha por escrito em lado nenhum.
- Aproxime-se de uma ATM apenas nas condições certas e esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor.
- Verifique se há pessoas suspeitas na área antes de se aproximar da ATM.
- Caso ache que a ATM não esteja a funcionar, cancele a transacção imediatamente.
- Ao inserir o seu PIN, cubra o teclado com a outra mão para que ninguém veja o seu PIN.
- Concentre-se sempre e mantenha os olhos no ecrã quando estiver num multibanco.
- Caso necessite de ajuda, não pergunte a ninguém além de um funcionário do banco Absa.
- Tenha sempre cuidado com estranhos que se oferecem para ajudá-lo na ATM.
- Não deve usar uma ATM caso a ranhura para o cartão, teclado ou tela aparente ter sido adulterado.
- Certifique-se que retira o seu cartão sempre que o utilizar e verifique se é o seu cartão.
- Caso o seu cartão se perca ou seja roubado, ou esteja retido ou encravado, ou se alguém interferir consigo durante a utilização de um ATM, deve contactar imediatamente o Serviço de Atendimento ao Cliente do Absa para o denunciar e cancelar o seu cartão.
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Golpe de Phishing
O que é o Phishing?
Phishing é uma das formas mais comuns de engenharia social. É provável que já tenha visto alguns e-mails de phishing, e talvez nem o saiba.
Alguns e-mails de phishing são fáceis de localizar – como os que afirmam ser do Príncipe da Nigéria, que precisa da sua ajuda para efectuar o branqueamento de milhões de dólares. Outros – como e-mails que afirmam ser do seu banco ou de alguém com quem trabalha - são muito mais difíceis de detectar.
Actualmente, o spam – ou e-mail não solicitado – representa mais de 70% de todo o tráfego de e-mail. A maioria dos e-mails de spam é capturada e filtrada antes mesmo de os vermos. Os e-mails de phishing, no entanto, chegam à nossa caixa de entrada com muito mais frequência porque os defraudadores levam mais tempo para criar e-mails que parecem autênticos. Hackers que enviam e-mails de phishing geralmente tentam realizar uma de três coisas:
- Fazendo-o clicar num link para sites maliciosos
- Fazer com que abra um anexo malicioso que contenha malware ou
- Fazer com que forneça informações confidenciais, como o seu PIN e senha
Estes são todos os métodos que os hackers podem usar para assumir o controlo de suas informações, roubar sua identidade ou obter acesso às redes, sistemas, aplicativos e dados da sua empresa. Cair num ataque de phishing é entregar as suas chaves do cofre.
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Vishing scam
O que é Vishing?
Vishing é uma táctica de fraude telefónica que funciona de forma semelhante ao Phishing. O defraudador entraria em contacto consigo por telefone, fingindo ser um representante bancário ou outra pessoa autorizada, que requer informações como o seu número de identificação, dados bancários e credenciais de início de sessão no seu perfil bancário online, a fim de resolver um problema ou impedir o encerramento da sua conta. O Vishing é difícil de supervisionar, especialmente agora que os defraudadores podem mascarar seus números, levando uma vítima a acreditar que a chamada é de uma fonte legítima ou desviando seu número para um número legítimo. Os clientes podem se proteger sempre sendo vigilantes e nunca compartilhando seu PIN, senha, senha e verificação de transacção ou número de CVV do cartão com ninguém.
Dicas sobre a Fraude Vishing
- Esteja ciente do fato de que os fraudadores estão mascarando seus números de telefone, a fim de manipular um cliente a acreditar que a chamada é do seu banco ou pessoal autorizado.
- Esteja ciente de que os fraudadores estão desviando seu número de telefone para a linha directa de fraudes dos bancos e solicitando que os clientes liguem de volta para o seu número para verificar se é o departamento de fraudes dos bancos. NÃO ligue para o número exibido no ecrã do seu telefone e ligue para o Centro de Atendimento ao Cliente Absa através do número +258 21 344 400 para comunicar a actividade suspeita.
- Suspeite de qualquer pessoa que peça informações de login e senhas por telefone. O Absa não irá solicitar o seu PIN, senha, código e verificação de transacção ou número CVV do cartão.
- Nunca partilhe informações pessoais e confidenciais com ninguém por telefone.
- Caso receba uma chamada telefónica solicitando informações confidenciais ou pessoais, não responda e termine a chamada imediatamente.
- Caso receba um OTP no telemóvel sem ter efectuado transacções, esteja ciente de que o autor da fraude utilizou as suas informações pessoais para efectuar compras online. NÃO forneça o OTP por telefone a ninguém. Contacte o banco imediatamente no +258 21 344 400 para denunciar fraudes.
- Esteja alerta para o caso de perder a conexão móvel em circunstâncias em que normalmente está conectado, contacte imediatamente o seu provedor de serviço para verificar Os bancos utilizam o seu número de telemóvel para verificar a sua identidade e para verificar transacções de alto risco. Se você for uma vítima de SIM Swap ou Fraude de Portabilidade de Números, ligue para o nosso Centro de Atendimento ao Cliente Absa no +258 21 344 400 imediatamente para ter o seu serviço bancário online suspenso.
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SMiShing scam
SMiShing, ou SMS Phishing, ocorre quando um defraudador envia uma mensagem de texto para o telemóvel de um indivíduo na tentativa de fazê-lo divulgar informações pessoais ou confidenciais. Semelhante ao Phishing ouVishing, um ataque SMiShing geralmente exige que a vítima responda clicando no link fornecido, a fim de actualizar sua segurança ou desbloquear sua conta. O URL SMiShing é encurtado usando o URL bit.ly em certos casos e é enviado para vários destinatários usando diferentes números de telefone celular.
O link SMiShing solicita as seguintes informações:
- Número de conta
- PINO
- Senha completa e
- Número de telemóvel
Por favor, não clique nestes links e não divulgue qualquer informação pessoal.
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Fraude SIM
Troca de SIM:
Se um fraudador tiver uma cópia falsa do seu documento de identidade, pode efectuar uma troca de SIM ilegítima com o seu fornecedor de serviços de telemóvel. O fraudador agora tem pleno uso da sua conta de telemóvel e receberá mensagens destinadas a si. Eles também receberão as notificações bancárias confidenciais e SMSs de aprovação que o banco envia aos clientes.
Se eles já o enganaram para lhes fornecer os seus dados pessoais e de conta, podem transferir dinheiro da sua conta sem que você saiba. Se Absa tomar conhecimento de um swap SIM, uma retenção temporária é colocada na sua conta para permitir que você se autentique.
Se a troca de SIM foi legítima, pode aguardar as 36 horas ou autenticar-se ligando para o nosso Centro de Contacto. Depois de ter sido verificado como o verdadeiro cliente Absa, a suspensão.Portabilidade
Esteja atento a este esquema de telemóvel que permite que os autores de fraudes transportem o seu número e tenham acesso às suas contas.
Os fraudadores transportam o número da vítima de um fornecedor de serviços de telemóvel para outro. Alguns prestadores de serviços de telemóvel enviam SMSs ao titular da conta para confirmar que estão a transferir para outro prestador de serviços. Quando essas mensagens de confirmação são ignoradas, a portabilidade passa e os defraudadores têm acesso às mensagens do celular da vítima, incluindo os SMSs de aprovação que o banco envia aos clientes.
Se eles já o enganaram para que lhes forneça os seus dados pessoais e de conta, podem transferir dinheiro da sua conta sem que saiba. Mantenha sempre o telemóvel ligado e não ignore as mensagens do seu fornecedor de serviços.
Twin SIM
Esteja ciente e preste atenção especial a todas as mensagens recebidas do seu provedor de serviços de rede sobre a funcionalidade Twin SIM.
Não desligue o seu telefone. Tome nota de quaisquer notificações de início de sessão quando não estiver a iniciar sessão no Internet Banking.
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Skimming de cartão
Skimming de cartão:
O skimming de cartões ocorre durante o pagamento ou levantamento (num restaurante, garagem, caixa electrónico ou retalhista). O criminoso tem acesso directo ao seu cartão (para processar o pagamento) ou o dispositivo está ligado ao slot do ATM. Todos os caixas electrónicos Absa têm tecnologia Jitter que faz o seu cartão estremecer ligeiramente quando você inseri-lo em um caixa electrónico como um recurso de segurança adicional.
Tal está Isso está no lugar para que, se um dispositivo de skimming de cartão estiver presente, ele só irá capturar dados embaralhados. Dispositivos de skimming de cartas são geralmente menores do que um baralho de cartas, e são portáteis (muitas vezes encaixados confortavelmente na palma da mão); é por isso que as pessoas não estão cientes do que está acontecendo até que sejam defraudadas em uma fase posterior.
O que pode fazer para evitar ser enganado?
Fique sempre de olho no seu cartão ao fazer uma transacção; e verifique os seus extractos bancários para garantir que detecta e denuncia transacções irregulares que possam ocorrer na sua conta.
O que deve fazer se o seu cartão for skimmed?
Se o seu cartão tiver sido desviado, tem de contactar o seu banco imediatamente e garantir que o seu cartão está bloqueado. Isso garantirá que os criminosos não possam fazer mais transacções usando os detalhes da sua conta. O banco pode pedir-lhe para:
- Alterar o seu PIN
- Cancelar o cartão (e emitir-lhe um novo)
- Peça-lhe para assinar uma declaração juramentada ou fornecer informações adicionais (dependendo das circunstâncias em torno do skimming)
Serei reembolsado?
Dependendo do seu banco ou dos meios utilizados para remover os fundos da sua conta, o seu banco pode reembolsá-lo. Cada caso é avaliado individualmente e as circunstâncias do sinistro são consideradas para determinar se quaisquer reclamações serão reembolsadas.
Se tiver ocorrido uma transacção "fraudulenta" em que o seu cartão é utilizado juntamente com o seu PIN, a transacção é normalmente identificada como autêntica e não será reembolsado. Nunca mantenha o seu número de PIN e cartão juntos; em vez disso, memorize o seu PIN.
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Fraude 419
Fraude 419:
Se você receber um email com uma oferta que pareça demasiado para boa recusar, é provavelmente uma fraude 419.
Todos nós recebemos aqueles e-mails mal soletrados e longos que lhe dizem em detalhes como ganhou na loteria; ou que eles lhe darão grandes somas de dinheiro em troca de ajudá-los; tudo o que eles precisam são os seus dados bancários ou algum dinheiro. Pode parecer uma oportunidade que não pode perder — mas tenha cuidado com ofertas como estas.
O que é uma fraude 419?
Um golpe 419 geralmente consiste em uma carta, e-mail, SMS ou fax que diz à vítima pretendida que ela receberá uma grande soma de dinheiro devido a algo como ganhar na loteria, uma oferta de emprego, uma joint venture ou uma herança. O remetente, em seguida, solicita as informações da sua conta bancária para que eles possam transferir o dinheiro para a sua conta, com o pedido adicional de que você envie dinheiro para “ajudar a transferência”. Muitas pessoas enviam milhares antes de perceberem que foram enganadas.
Como é uma fraude 419?
Se receber um SMS ou e-mail e não tiver a certeza se é um golpe 419, existem alguns marcadores que pode procurar:
- Há grandes quantidades de dinheiro prometido, geralmente em dólares ou libras, para a sua ajuda.
- As cartas são geralmente enviadas por alguém que afirma estar em um alto nível de autoridade (um príncipe, advogado, funcionário do banco, médico ou funcionário do governo).
- Muitas vezes, há suborno emocional envolvido, com uma doença ou morte sendo mencionada como motivação para ajudar.
- Geralmente, ser-lhe-á solicitado que comunique por e-mail.
- A autenticidade é muitas vezes impulsionada pela presença de anexos, como certificados de apuramento fiscal.
- Eles geralmente estão cheios de erros gramaticais e ortográficos; e se eles contêm links para sites, eles geralmente também estão cheios de erros ortográficos e linguagem não padrão (como usar todas as letras maiúsculas).
Eu recebi um email de fraude 419 — que faço com ele?
Em primeiro lugar, não responda. Esses e-mails são enviados em massa para vários endereços de e-mail na esperança de que alguém caia no esquema. Estes devem ser eliminados imediatamente.